Mais uma criação maravilhosa da cervejaria escocesa Harviestoun. O mais estranho é que, em todo lugar que vejo, ela é classificada como Old Ale, mas pelo caráter extremamente torrado e direto associo bem mais a uma Stout (entraria na classificação Oatmeal Stout, graças ao uso de aveia, é claro), do que a uma complexa Old Ale.
Coloração marrom escuro, completamente opaca, exatamente como o nome sugere. O creme quase não se forma, mas mostra uma coloração bege e também não dura muito.
No aroma a dominância inegável de maltes torrados. Muito café e chocolate (puxado para o amargo). O lúpulo não é muito destacado, trazendo notas amadeiradas apenas. Senti um dulçor peculiar, que me lembrou baunilha também. Ainda é possível sentir notas de cinzas e um leve metalizado.
O sabor continua no mesmo caminho. Novamente com uma presença de malte torrado bem marcante, sugerindo café, chocolate e caramelo, um forte amargor e um dulçor intermediário. O final é completamente torrado, marcante, com notas de cinzas e café novamente. O corpo é um show a parte, exatamente com diz o nome. Extremamente encorpada esta cerveja. Uma textura viscosa, que é acompanhada de uma baixa carbonatação.
Talvez seja uma cerveja que peque um pouco pela baixa complexidade e forte caráter dos maltes torrados, mas que dá uma sensação de cerveja altamente nutritiva, graças a essa riqueza de maltes e seu corpo viscoso. Sinceramente, sou fã de Stout mais encorpadas e marcantes, bem diferentes das Stout mais conhecidas no mercado.