Detalhe da Avaliação

4.0 229
Escócia
Brejas
Brejas
09 de Junho de 2010 45944
(Atualizado: 31 de Março de 2013)
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Essa Punk IPA já é a nova versão, cujo teor alcoólico baixou de 6% para 5,6%. E a intenção foi degustar bastante fresca.

Visual IPA clássico, muito belo, típico do estilo. Possui uma coloração alaranjada/dourada, escura, âmbar intensa e bem viva. Muito pouco turva e com muita efervescência aparente. Sem sedimentos. Forma uma camada média de espuma clara/branca, com minúsculas bolhas e um pouquinho de cremosidade, com média permanência, repousando fina película sobre o líquido. Deixa alguns poucos traços de lacing nas laterais.

Seu aroma é extremamente rico e potente. Muita sensação de lúpulo cítrico/herbal/aromático (belíssima combinação de Simcoe, Chinook, Ahtanum e Nelson Sauvin), com sensações de maracujá, grapefruit, pinha e abacaxi. Base bem firme e consistente, remetendo às sensações mais típicas de malte: casca de pão, biscoito, caramelo/toffee, mel, laranja e um fraquinho amadeirado/defumado. Complexidade realmente muito destacada, com o extremismo tão comum a uma IPA ao estilo norte-americano. Fresca desta forma, apresenta fica muito focada em lúpulo e zero off-flavors.

Na boca, o gole é tão intenso quanto no aroma. Há muita sensação de lúpulo bruto/cru, com pontadas cítricas, picantes e salgadas. Forte amargor resinoso acompanhado por uma base maltada muito adocicada e caramelada (notas de frutas cristalizadas e de biscoito, caramelo/toffee/butterscotch). Complexidade novamente diversificada, rica. Retrogosto seco, resinoso e cítrico, com muita sensação de lúpulo/pellet, frutas cítricas (pinha/grapefruit) e defumação. O corpo dessa cerveja é sedoso, macio. A carbonatação é mediana e confere um pouco de crocância, além de mais cremosidade e textura. Álcool discreto e muitíssimo bem inserido. Ótima drinkability, pois a cerveja concilia refrescância e muita personalidade, totalmente sem enjoar, mas sim com uma secura e citricidade finais que chamam novos goles.

De todos os rótulos da BrewDog, esse talvez seja um dos mais bem executados. Não chega a ser uma Double IPA, mas é sim uma IPA muito potente, muito complexa, não equilibrada mas muito harmoniosa. Aroma sensacional, uma aula de lúpulo. Paladar que reúne um pouco de todas as sensações, sem perder o prumo IPA. Textura e complexidade plenamente adequados. Sem nenhum defeito! Rótulo mais do que recomendado. Ela é degustação obrigatória!

Detalhes

Degustada em
31/Março/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Pão de Açúcar
Preço
15,89
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .