A linha Abstrakt da Brewdog é uma linha especial lançada sempre em edições limitadíssimas. Com uma apresentação especial tem garrafas rolhadas, datadas e numeradas. A minha sugestivamente 12/12/12 com garrafa 9357. Com todo essa capricho não poderia ser nada menos do que extraordinária. Totalmente fora do convencional uma Imperial Black Belgian IPA com adição de frutas vermelhas (berries) escocesas e envelhecida em barris de carvalho.
Vertida apresentou um líquido negro, absolutamente fechado e com um creme bege de boa formação e média persistência.
O aroma é extremamente complexo e intenso. E persiste até o último gole. De cara nítidas notas de frutas vermelhas. Aos poucos libera notas de baunilha, café, cinzas, notas licorosas lembrando vinho do porto e xerez e ao fundo algumas notas de lúpulo cítrico e floral.
O sabor é ainda superior ao aroma. Uma entrada adocicada com bastante baunilha e muita fruta vermelha. Algumas notas cítricas mais evidentes que no aroma. Também café e chocolate amargo. Malte whiskie compõe o conjunto. Final levemente amargo, bastante limpo e com um quê licoroso de vinho do porto. Aftertaste delicioso com frutas vermelhas e notas de whiskie.
Corpo sedoso, carbonatação baixa e um álcool inserido à perfeição.
Complexidade absurda em uma cerveja deliciosa.