Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 12
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
26 de Março de 2009 4604
(Atualizado: 08 de Março de 2014)
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
A Rare Vos é uma das cervejas mais famosas da Cervejaria Ommegang de New York. Trata-se de uma Amber Ale que segue a escola belga, ao invés do famigerado extremismo norte-americano. Eu já havia degustado ela on tap nos EUA e agora avalio a versão garrafa da mesma.

Logo na taça, já exibe um perfil diferenciado. Ela possui uma coloração marrom opaca, cor de madeira, um âmbar opaco, que não chega a ser avermelhado. É uma cerveja turva, com muitos sedimentos em suspensão e com veios de efervescência aparente. Formou uma camada média/baixa de creme claro/branco, com minúsculas bolhas e que assentou rapidamente até a forma de película sobre o líquido, mas que durou até o final da taça. Deixou apenas um lacing mínimo aderido às laterais.

Seu aroma tende para o maltado seco, mas claramente segue a tendência belga e recai em frutado e em condimentos (ésteres e fenóis). Ocorre muita sensação de pêssegos, damascos, laranja, frutas cristalizadas em geral, flor de laranjeira, romã, berries, baunilha, noz moscada, canela, um pouco de floral e herbal, malte/grão levemente tostado que lembra casca de pão e caramelo/toffee. Mas sobretudo sente-se muito fermento, o que confere uma aura diferenciada, um pouco mais rústica e mofada. Sem grandes defeitos, é um buquê elegante e perfumado, muito saboroso e que somente ganha em sofisticação com o aumento da temperatura. Vale muitíssimo a pena girar a cerveja na taça, pois desgarra muito mais do aroma.

Na boca, a tendência frutada e temperada (pêssego, damasco, baunilha, canela, açúcar mascavo etc) se mantém, da mesma forma como no aroma. Digamos que há maior harmonia durante o gole, bastante redondo. Fermento (e acidez) ainda muito presentes. Belíssima base de frutas secas (passas e laranja) e malte caramelado seco (toffee), robusta e fenólica. Ocorrem pontadas de picância alcoólica e condimentos mais agudos na língua. Retrogosto primoroso, muito prolongado, suavemente seco, quente e defumado, que remete a malte tostado, casca de pão, toffee/butterscotch, madeira, canela/noz moscada. Cerveja de corpo médio, muito sedosa. Carbonatação média/alta, com uma alta crocância na língua. Textura cremosa, macia e um pouco sparkling. Álcool discreto e sem interferir de forma relevante no gole. Drinkability muito boa, um pouco limitada pois é uma cerveja de muito caráter e personalidade, que não surpreende logo de cara, mas mostra sua força conforme esquenta na taça. Funciona melhor se for encarada como uma lenta Sipping Beer.

Essa Rare Vos não possui fama à toa. De fato, trata-se de uma Amber Ale destacadíssima, rica em grão/malte tostado e em tons frutados e fenólicos/temperados. Seu fermento é um pouco desequilibrado e tanto colabora em certas situações, como ofusca outras sensações em momentos distintos. No mais, possui uma textura e um retrogosto primorosos, únicos. Causa sensações diferenciadas e diversificadas na língua. Lúpulo bastante ausente ou pouquíssimo relevante, mas isso não se mostrou um problema. Fidelíssima ao estilo belga de se fazer cerveja. Requintada e recomendada!!!

Detalhes

Degustada em
08/Março/2014
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Mala amiga
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se