Detalhe da Avaliação

4.4 10
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
30 de Março de 2009 36677
(Atualizado: 24 de Fevereiro de 2026)
Avaliação Geral

4.8
Aroma

10/10
Aparência

4/5
Sabor

19/20
Sensação

5/5
Conjunto

10/10
Por onde começar a descrever uma cerveja que não parece com nenhuma outra cerveja?

Sem espuma, sem carbonatação, a olho simples parece um bom conhaque ou um licor, com aquela espessura típica dessas bebidas.

No aroma, a princípio senti o álcool, o que me deixou com medo de estar prestes a degustar um "pingão". Uma chacoalhadinha circular de leve na taça e mais uma fungada me fizeram perceber mutíssimas mais características aromáticas: vinho do porto, carvalho, frutas vermelhas secas...

No sabor, o elevado teor alcóolico não é perceptível do jeito que eu pensei, as outras características do seu sabor mascaram muito bem o álcool. Há notas de vinho do porto, madeira, frutas vermelhas, licor, toffee, muito complexa para descrever. Há aquele adocicado alcóolico típico de barley wines, há caramelo, há o sabor de carvalho e de "maturado" de algumas vintages, há lúpulo. Tudo contido em um líquido escuro e denso, que dá prazer em beber, mas dá pena de acabar.

Uma cerveja dificilima de ser descrita, muito complexa e única. Realmente uma experiência muito gratificante poder prová-la.

Uma cerveja "mais barata" e que eu achei que é a que mais se assemelha à Samuel Adams Utopias é a deliciosa (e em extinção) Thomas Hardy's Ale... não chega lá mas é o mais perto que encontrei por preço menor.

Detalhes

Envasamento
Onde comprou
Melograno
Preço
R$75 (dose)
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .