Pela qualidade da India Pale Ale da Brooklyn, não pude me conter em pegar mais um exemplar do estilo vindo do mesmo país. Sabia que a proposta era bem diferente, mas não imaginava que a diferença fosse tão grande assim. A cerveja do mestre Garrett Oliver, tem um paladar muito bem definido e equilibrada, o que é quase óbvio por ser um crítico das cervejas extremas. Já esta daqui, mostra como perfeitamente (espero que não) como a escola americana deve ser. Extrema com certeza é a palavra que melhor caracteriza esta IPA.
Sua aparência é muito bonita, dá gosto de ver. Uma coloração âmbar, um pouco alaranjada, com uma média turbidez e uma espuma de fazer inveja, de ótima formação e duração, mostrando também uma boa consistência.
O aroma já revela logo de cara o que está por vir. Esperava uma certa delicadeza provocada pelo Cascade utilizado no Dry-Hopping, com notas cítricas mandando ver. Que nada. O aroma é uma pancada só. Um forte herbáceo vai regendo o aroma, não dando muita chance para o cítrico, que fica a ver navios. É possível ainda sentir bem presente notas de terra úmida. Há ainda um adocicado bem discreto de mel e um caramelo um pouco artificial.
O paladar não sai muito daquilo que foi sentido no aroma, porém vem mais intensamente e acaba sendo um pouco mais desbalanceado. As fortes notas terrosas e herbáceas acabam se sobrepondo a todo o resto e quase acaba com a presença de todos os outros componentes que deveriam estar presentes. Muito discretas, as notas mais doces de mel tentam quebrar um pouco os sabores altamente lupulados, porém numa tentativa muito frustrada. O final é extremamente amargo e seco.
Uma pena que a Anderson Valley se concentre apenas em ser extrema ao meu ver, jogando o equilíbrio para escanteio. Provavelmente é bem essa a proposta, mas eu prefiro receitas que consigam juntar o extremismo ao equilíbrio, porque sei muito bem que isso é possível. Talvez para quem curte bastante o lúpulo muito mais acentuado (até minha namorada que é lupulomaníaca assumida não curtiu) seja uma boa pedida, mas para mim não desceu tão bem assim não. Ainda tenho outras favoritas no estilo