Detalhe da Avaliação

4.4 98
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
03 de Novembro de 2009 25394
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Quem nunca teve vontade de tomar uma North Coast Old Rasputin, que atire a primeira pedra. Uma das Imperial Stout americana com o nome mais forte dentro do mundo cervejeiro. Mesmo sendo de relativo fácil acesso nos Estados Unidos, aqui no Brasil, ainda é raridade, luxo e vale ouro.
Vertida na taça, apresentou coloração marrom escuro, quase chegando ao preto, mas não chega as mais escuras das americanas. Seu creme era marrom em tons mais claros, se formou em abundância e ainda durou m bom tempo sobre o líquido, desenhando as laterais da taça.
O aroma traz uma riqueza abundante da união de maltes torrados e sub-produtos de leveduras. Traz a profundidade dos aromas de chocolate amargo, cacau, licor, baunilha, mel e aveia, além dos toques frutados que remetem a ameixas, tâmaras e cerejas. Os lúpulos ficam em segundo plano, com tamanha potência dos maltes, e tem um perfil rústico, herbal e resinoso.
O paladar traz justamente o que gosto nas Imperial Stouts: riqueza de maltes, que preenche completamente a boca, sem trazer aquele amargor ridiculamente extremo. Há um sutil toque frutado e uma acidez perceptível. O final é amargo e adstringente, mas de maneira alguma agressiva, deixando os grãos torrados em evidência no retrogosto. Tem corpo denso e carbonatação mediana.
De maneira geral, traz um conjunto bem equilibrado, com alta complexidade. Não é nem de perto uma das Imperial Stouts americanas mais intensas, mas mesmo assim surpreende aos amantes do estilo, como eu. Vale a pena provar este clássico da escola cervejeira americana.

Detalhes

Envasamento
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .