Detalhe da Avaliação

3.1 26
Estados Unidos
Jota Fanchin Queiroz
Jota Fanchin Queiroz
02 de Dezembro de 2011 4818
(Atualizado: 04 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
3.1
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
11/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
Interessante sazonal da AVBC, essa Summer Solstice é uma Cream Ale bastante escura, com uma coloração castanho-avermelhada; há um pouquinho de efervescência visível e o líquido é um pouco turvo. Formou uma leve e fugaz camada de espuma clara, que assentou rapidamente, restando um fino creme sobre o líquido. Praticamente não forma lacing nas laterais.

O aroma dessa cerveja é intenso em malte e com discreto lúpulo herbal, diferente de quase todos os demais rótulos da cervejaria Anderson Valley. Há presença de notas de cereal, pão, mel, biscoito, doce de leite, baunílha e condimentos. Conjunto saboroso, mas que não desprende com muita facilidade. No mais, também não possui muitos off-flavors, no máximo uma característica mais rançosa, de diacetil. Possivelmente o aroma seja o ponto alto desta cerveja.

O gole apresenta doçura e leveza desde o início. Notam-se basicamente as sensações de malte do aroma, como pão e mel, um pouco de doce de laranja, além de algum condimentado/ervas. De fato, o lúpulo continua bastante discreto, agora parecendo um pouco mais floral. Ligeira acidez presente. O retrogosto é suave, leve, refrescante, muito parecido com o retrogosto de Lagers, com sensação de pão, cereal e leve frutado. O corpo dessa cerveja é bem leve e com fraca sedosidade. A carbonatação é mediana, conferindo textura macia e um pouco de crocância. O teor alcoólico não é elevado e não destoa. A drinkability é muito boa, pois a cerveja é fácil de beber, é refrescante, não enjoa. Contudo tem um caráter bem simplório.

No geral, essa Summer Solstice é uma cerveja gostosa, mas rústica, que deixou a impressão de que falta algo nela. Talvez o corpo seja leve demais ou o lúpulo precisava ter maior presença ou até mesmo a base maltada deveria ser um pouco mais complexa. Como Session Beer, ela cumpre bem seu papel, mas a ausência de uma personalidade que se imponha acaba deixando ela como uma das mais simples e pobres dentre as criações das AVBC. Como Cream Ale, tudo o que foi citado faz ela perder pontos. Poderia e deveria ser melhor.

Detalhes

Degustada em
04/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .