A Rogue Mocha Porter, bem premiada em 2010, é uma entre mais de 30 rótulos da cervejaria Rogue instalada nos EUA no Estado do Oregon em 1988. A fábrica começou pequena, expandiu-se e hoje ocupa lugar de destaque e respeito no mundo cervejeiro tendo produzido jóias como a Rogue I2PA e a Chocolate Stout.
O estilo desta Rogue que degusto é o Porter, a garrafa é de 355 ml e o rótulo é sóbrio, mas rende homenagem ao trabalhador americano gravando a figura de um deles com um caneco de cerveja. Vertida na taça revelou uma coloração negra, não translúcida, com espuma bege, de médias formação e persistência, mas que manteve por um bom tempo uma "tampa" sobre o líquido. Perlage (bolhas) quase inexistente.
No aroma maltes tostado e caramelo, café, muito chocolate, algum lúpulo cítrico e nada de álcool apesar da graduação de 5,1%.
O sabor segue o aroma com presença marcante de café, chocolate e malte tostado. Ótimo equilíbrio entre maltes e lúpulos apresentanto um final seco e que donota certo amargor. Retrogosto de malte torrado. O álcool passa quase desapercebido, mas está lá. O líquido apresenta uma textura um pouco oleosa, carbonatação média, assim como o corpo. Boa drinkability!
O conjunto não chega a ser excepcional. Diria que é uma cerveja diferenciada e apesar de não se destacar muito entre tantas outras do estilo eu RECOMENDO.