Belíssima IPA. No copo, exibeu uma coloração castanha, um alaranjado opaco, com um pouquinho de turbidez. Não demonstrou nem efervescência, nem sedimentos. Formou uma camada curta e bastante fugaz de creme branco, que, muito rapidamente, repousou sob a forma de fina película sobre o líquido. Praticamente não deixou lacing nas laterais do copo.
Aroma destacado, muito vigoroso, com destaque claro e visível em lúpulo, com pegada mais herbal, resinosa e cítrica, trazendo muita sensação de pinha, maracujá, abacaxi, grapefruit, laranja, além de um pouco de lúpulo bruto/cru/pellet. Traz também algumas pontadas mais picantes, um pouco mentoladas. Base maltada bem firme e densa, com notas muito típicas como casca de pão, biscoito, toffee/butterscotch, madeira/defumação, castanhas, frutas secas/frutas cristalizadas. Buquê com uma excelente complexidade e com um lúpulo muito vivo, funcionando muito bem como "introdução" ao paladar.
Na boca, conforme esperado, o gole é intenso, potente e até agressivo (em um bom sentido). O gole é muito harmonioso entre lúpulo e doçura caramelizada (que está bastante presente), mas o foco é realmente o amargor, a sensação muito resinosa, os tons cítricos (pinha, abacaxi, maracujá, laranja), além de pontadas picantes e salgadas. Dry-hopping claro e evidente. Existem resquícios de tostados e malte, mas muito relegados a segundo plano. Não tem como existir equilíbrio e isso cai perfeitamente nesse rótulo IPA. Retrogosto muito seco e primorosamente defumado, com uma sensação residual divina que combina um amadeirado/tostado com citricidade e lúpulo extremo e rústico. Cerveja de corpo sedoso e macio, com carbonatação mediana, refrescante e que não interfere na percepção das notas. Álcool forte mais muito discreto diante da robustez das notas deste rótulo. Drinkability muito boa. Surpreende que seja tão fácil de beber mesmo sendo tão forte e carregada em lúpulo (show de lúpulo) e em álcool (que não se percebe).
Essa Founders Centennial IPA com seus 65 IBU's é uma das IPA's mais potentes que já pude degustar. Ela é de fato um prato cheio (ou copo cheio) para lupulomaníacos. Mais um rótulo certeiro da Founders que é uma cervejaria norte-americana simplesmente fodástica! Não achei a complexidade do lúpulo tão extrema como de outros rótulos norte-americanos, mas ainda assim, nas sensações presentes, existe uma potência muito forte. Lúpulo Centennial é realmente um demolidor. Retrogosto seco e defumado primoroso, com textura ideal e gole definitivamente não para os fracos. Recomendo sem dó nem piedade!!!