A Old Rasputin é um verdadeiro clássico da revolução americana artesanal. Um ícone quando se fala no aclamado estilo Russian Imperial Stout. E efetivamente confirma a fama que a precede. Disponível a preços razoáveis no Brasil, é imperdível para quem ama cervejas intensas. Com um perfil bastante rústico traz intensas notas de chocolate acompanhados de notas lupuladas herbais e resinosas em um conjunto harmônico, sedoso mas agressivo.
Vertida apresentou um líquido negro fechado, completamente opaco, que forma um creme bege denso de grande formação e persistência. Laços são formados na taça.
O aroma é intenso e complexo. Chocolate amargo, malte tostado, muita baunilha, nozes e frutas escuras. Aos poucos é possível encontrar um frutado que remete à frutas vermelhas maduras. Ao fundo notas herbais do lúpulo fazem um contraponto.
Na boca a pancada começa já de início com maltes tostados, chocolate ao leite e algo de caramelo tostado. Notas frutas escuras secas e café também estão lá. As sensações evoluem para um final bastante rústico com sensações tostadas e amargas com notas resinosas e herbais do lúpulos. O aftertaste é profundo e persistente com notas tostadas, chocolate e algumas notas resinosas. O álcool está perfeitamente inserido mesmo assim esquenta a degustação.
O corpo é sedoso e denso e a carbonatação média.
#ocontadordecervejas.com.br