Esta Anchor é do estilo Porter, sub-estilo Robust Porter (mais torrefação a maior teor alcoólico que nas Brown Porter). O Estilo surgiu na Inglaterra nos idos da Revolução Industrial (século XVIII) e caiu no gosto dos operários que o consumiam para comemorar o término de longas jornadas de trabalho. Caracteriza cervejas de alta fermentação, de coloração escura e bem maltadas, com perfil tendente aos maltes e com aroma e sabor dominados por impressões que lembram traços de caramelo, nozes, pão, chocolate, toffee, café etc, com final seco e torrado e corpo de médio a médio-alto. Versões americanas do estilo tendem a apresentar sabor de lúpulo de moderado a elevado. É um estilo antigo que seria o resultado da mistura de três tipos de cerveja: uma Old Ale, uma New Ale e uma Mild Ale. Desta combinação resultaria uma bebida a que os ingleses chamavam de "Entire Butt" ou "Three Threads.
É produzida pela Cervejaria Anchor, localizada na cidade americana de San Francisco/Califórnia. Foi fundada em 1871 pelo cervejeiro alemão Gottlieb Brekle. Em 1896 é batizada 'Anchor' (âncora). A história da cervejaria não foi fácil, passando por infortúnios (1906) com morte de um dos proprietários e incêndio na cervejaria, proibição de álcool nos EUA (1920), dificuldades financeiras (1933/1971) e apenas a partir do centenário de sua fundação as coisas começaram a finalmente dar certo. É uma das cervejas mais tradicionais dos EUA e pioneira na fabricação artesanal. No portfólio vasto figuram a Old Foghorn Ale (Barley Wine), a Brekle's Brown, a Liberty Ale (APA), a Bock Beer (dunkler bock) e muitas outras que merecem ser degustadas.
Lote: 2SM - validade: 27/07/14. A cerveja vem numa garrafa de 355ml que apresenta rótulo clássico que mantém viva a tradição da cervejaria. No gargalo uma síntese de sua história, desde a fundação. A tampa é na cor marrom, com âncora dourada. No rótulo propriamente dito, de cor bege, há as figuras de uma âncora, de ramos de cevada e de folhas e flores de lúpulo. E em destaque o nome do fundador e primeiro mestre-cervejeiro: GOTTLIEB BREKLE.
Vertida na taça revelou um líquido de coloração marrom escuro, opaco e não translúcido, que apresentou espuma de cor marrom claro de exuberante formação, cremosa, de elevado volume e que demonstrou destacada persistência. Lacing e lágrimas presentes e mesmo após o creme esvair-se restou mantido uma camada perene sobre o líquido. Perlage (bolhas) não perceptível.
Possui aroma intenso e complexo, tendo apresentado notas salientes de torrefação, panificação, café, chocolate amargo, caramelo, melaço e um frutado de ameixa. O álcool é sutil, mas notado e o amargor de lúpulo herbal (mentolado) confere deliciosa harmonia.
No paladar o líquido se apresenta com uma textura aveludada e de boa complexidade. Referenda as percepções olfativas e exprime um perfil maltoso de início adocicado. Percebem-se notas de torrefação que denotam café e chocolate amargo, toffee, além de um frutado de ameixa combinado com caramelo e baunilha. O sabor de lúpulos é saliente, com notas herbais de menta, que se soma ao amargor da torrefação. Também percebi esmalte (apontado pelo Marcussi). O final é seco, amargo e com leve tostado. O retrogosto é agridoce, torrado e longo. O álcool de ABV 5,6% é acanhado, mas perceptível. O corpo e a carbonatação são médios. A drinkability é excelente, pois a breja é fácil de beber.
Este é o segundo rótulo da Anchor que degusto e o conjunto se mostrou equilibrado, com excelente complexidade, mas ainda assim suave. O caráter torrado é atenuado em favor do equilíbrio. Degustação bastante prazerosa!