Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.0 60
Holanda
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
19 de Agosto de 2008 7694
(Atualizado: 28 de Dezembro de 2011)
Avaliação Geral
 
3.0
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
10/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
Essa Tilburg's Dutch Brown Ale é fabricada pela Koningshoeven, a mesma cervejaria holandesa que produz a linha La Trappe.

Essa cerveja traz uma tonalidade totalmente escura, praticamente negra, cor de Coca-Cola. Possui alguns reflexos acobreados. Obviamente ela é opaca, porém bastante limpa e com pouca efervescência aparente. Seu aspecto é denso. Forma uma camada média de creme claro bege, com minúsculas bolhas, mas que assentou muito rapidamente. Espalha bastante lacing pelas laterais da taça.

Seu aroma desprende com certa facilidade, trazendo à tona intensa sensação floral lupulada. Tons mais tostados e maltados ficam inicialmente um pouco mais discretos, mas ganham força à medida que a cerveja esquenta. Notam-se sensações de malte/cereal torrado, caramelo, toffee, cookie, casca de pão, castanhas/amêndoas, passas. Não há uma enorme complexidade, apenas o suficiente para perfumar o buquê, que não demonstra possuir off-flavors.

Na boca, ela inicia e se mantém plenamente adocicada, bem caramelada. Essa tendência doce se mantém e surpreende não só pela ausência de lúpulo suficiente para contrabalancear, mas também pela ausência de torrefação relevante. O gole tem gosto de malte doce e frutado de passas e ameixas. Há pontadinhas de metalizado e presença de fermento/levedura. O retrogosto é suave e delicado, sem grande persistência, trazendo enfim notas de madeira, mas sobretudo passas e caramelo. O corpo dessa cerveja é bem leve, enfraquecido. A carbonatação é mediana, com crocância macia e adequada. O álcool é fraco e não interfere no conjunto. A drinkability é boa. Mesmo com o caráter insuficiente e/ou personalidade anêmica, a doçura desse rótulo não enjoa e torna o gole bem fácil de beber (desce fácil!).

Essa Tilburg's Dutch Brown Ale não é uma cerveja ruim. Apenas não se adequa bem ao que convencionamos chamar de Brown Ale ou Dark Ale. Isso porque ela não é e nem pretende ser similar à vertente britânica do estilo. Na verdade, ela se enquadra num nicho de estilos antigos, tipicamente flamencos, sendo próxima de uma Flanders Brown ou Oud Bruin. Seu lado negativo é que faltam corpo e torrefação. Mas sua doçura caramelada é proposital e pode facilmente ser comparada com a doçura do polêmico chope Brahma Black, o que não é demérito e serve apenas para que se tenha comparativo do quanto o caramelo é intenso nesse rótulo. Rótulo curioso e que vale a pena experimentar!!!

Detalhes

Degustada em
06/Fevereiro/2010
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Andina SP
Preço
R$15,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se