Vou começar com um disclaimer: as notas altas que dei são as minhas notas pra Heineken no contexto de "cervejas populares".
Toda vez que escuto o nome Heineken duas coisas me vem imediatamente a cabeça: a musiquinha da Champions League e o "cheiro de Heineken". O famoso aroma dessa cerveja, meio fedida segundo alguns, é o resultado da atuação dos raios UV em compostos derivados do lúpulo que estão presentes na bebida. O culpado pelo cheiro é conhecido na roda da malandragem como 3-methylbut-2-eno-1-tiol. Tudo isso é causado no final das contas pelo vidro verde da garrafa, que protege bem menos do que o vidro marrom normalmente utilizado nas cervejas.
A espuma é cremosa, de bolhas pequenas e bem branca. Sua coloração é o típico dourado translúcido das cervejas Pilsen, nada de mais ou melhor aqui. Mas e o sabor? Na minha opinião (fecal) a Heineken é a mais saborosa das cervejas baratas que você encontra no supermercado. Como toda pilsen (ou pelo menos a maioria que se preze), tem um sabor leve de malte e um final amargo com um toque metálico. A Heineken se diferencia das outras cervejas da sua faixa de preço por ser mais encorpada e bem mais amarga do que a média.