Cadastre-se

Emelisse Imperial Russian Stout Peated

Pedro Bianchi 11 de Dezembro de 2011
 
4.7 (2)
1689   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
Emelisse Imperial Russian Stout Peated

Informações

Álcool (%)
11% ABV
IBU
70
Ativa
Temperatura
Copo ideal

Our Imperial Russain Stout brewed with real Dutch Wiskey malt, from Van kampen Bruinisse.

Avaliações dos usuários

2 avaliações

Avaliação Geral 
 
4.7
Aroma 
 
9/10  (2)
Aparência 
 
5/5  (2)
Sabor 
 
19/20  (2)
Sensação 
 
4/5  (2)
Conjunto 
 
10/10  (2)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral 
 
4.6
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
9/10
A Emelisse IRS PEATED é do estilo Russian Imperial Stout que caracteriza cervejas de alta fermentação, com pouco gás, forte sabor de chocolate, café e maltes torrados, coloração muito escura e grande complexidade tanto no aroma quanto no sabor. A história do estilo remonta ao século XVIII época em que a Corte Imperial da Rússia teria viajado a Londres e, tendo gostado das Stouts locais, encomendou barris daquela cerveja. Entretanto, a longa viagem através do mar Báltico terminava por estragar a cerveja. A solução foi desenvolver uma stout robusta e alcoólica o suficiente para suportar a viagem, preservando a cerveja e impedindo que ela congelasse. Esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout, ou simplesmente Imperial Stout.

É produzida pela Cervejaria Emelisse, fundada em 2004, e instalada na cidade de holandesa de Kamperland distante cerca de 160 quilômetros da capital Amsterdã. Destaca-se, ao lado da Cervejaria De Molen, como sinônimo de inovação em cervejas artesanais de qualidade e seu vasto portfólio merece ser buscado e apreciado.

Validade 2013. A garrafa é de 330 ml, cor marrom clássico, e o rótulo é branco sem ilustrações além do nome da cerveja. Destaque para a riqueza de informações tais como ingredientes (em vários idiomas), graduação alcóolica, escala de Plato (açucares fermentáveis), amargor (EBU), turbidez (EBC - escala mais usada na Europa) etc. Diga-se que a versão White Label (etiqueta branca), como a da versão que ora degusto, se refere à edições limitadas das cervejas especiais e repetidas (PEATED) com algum diferencial na receita ou envelhecidas em barris de whisky, por exemplo, além da declarada utilização de malte de whisky holandês.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração enegrecida, não translúcido, espuma bege de exuberante formação e consistência, densa, de destacada manutenção e com bolhas grandes. Ao girá-la na taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso mais ou menos como bolinhas de sagú, ou lágrimas, escorrendo. Maravilha! Perlage (bolhas) praticamente imperceptível.

O aroma desta cerveja é realmente digno de elogios! Intenso, aromático, instigante, agradável e muito complexo. Notas de maltes torrados, chocolate amargo, café, caramelo, tabaco evidente (talvez um pouquinho excessivo), turfa/terra, uísque, frutas escuras e diminuto lúpulo.

No paladar o líquido amplifica as sensações olfativas. De textura cremosa e um tanto espessa percebe-se na breja um adocicado inicial, notas bem presentes de malte torrado, chocolate amargo, melaço, baunilha, seguidas de tabaco bem intenso, turfa, uísque e sutil lúpulo. O amargor deve-se mais aos maltes torrados que propriamente aos lúpulos. O final se mostra seco e torrado e o retrogosto é longo e alcóolico. A carbonatação é baixa e o corpo é médio-alto e apesar disso dá pra degustar fácil umas duas ou três garrafas. O álcool de 11,0% ABV é muito bem inserido e dá um agradável calor na garganta, mas não consegue roubar a cena ante tanta complexidade. Enfim, está em harmonia com o belo e prazeroso conjunto. A drinkability é excepcional!

Tenho outra garrafa e pretendo deixá-la evoluindo.

Imperdível!

Detalhes

Degustada em
21/Julho/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
www.speciaalbierpakket.nl
Preço
€ 4,15
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral 
 
4.7
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
10/10
Junto com a De Molen, a Emelisse é a cervejaria que mais agrada a maioria dos cervejeiros holandeses, fazendo uma linha de cervejas bem variadas, redondas e sem medo nenhum de arriscar em ideias inovadoras. A Emelisse Imperial Russian Stout Peated é provavelmente a melhor cerveja holandesa que tomei na minha vida. A tradicional Imperial Stout da cervejaria já é absurdamente fantástica, mas a adição de malte de uísque holandês, contribuiu ainda mais para a riqueza de aromas da cerveja.
Com coloração negra, muito escura mesmo, e completamente opaca, não deixando passar um único feixe de luz. Seu creme é bege, de formação razoável, assim como a duração, fazendo bolhas grandes, mas mostrando uma textura bem densa, marcando as laterais da taça.
O aroma tende aos maltes torrados e turfados, trazendo bastante, chocolate amargo, baunilha, aveia, turfas e uísque. Os lúpulos trazem um caráter um pouco rústico lembrando tabaco e madeira, contrastando com as notas mais frutadas de vinho do porto e licor de frutas vermelhas.
Traz um perfil extremamente licoroso na boca, com a riqueza dos maltes e dos esteres frutados em evidência, trazendo notas um pouco mais adocicadas de chocolate e baunilha na abertura e um amargor muito equilibrado dos maltes torrados e dos lúpulos. A carbonatação baixa combina bem com a textura grossa da cerveja. Praticamente uma refeição. O álcool é evidente, mas muito equilibrado, só contribuindo para uma agradável sensação de aquecimento. Os maltes e o alto teor alcoólico acabam remetendo a um uísque muito rico ao final do gole.
Provavelmente uma das coisas que mais me fascina hoje em dia no mundo cervejeiro, são cervejas maturadas e m barris de outras bebidas, o que traz uma riqueza de aromas gigantesca na maioria das vezes. Imperial Stout e uísque é praticamente uma receita praticamente garantida. Esta holandesa, mesmo não sendo maturada em barris de uísque, acabou apresentando uma combinação com uma semelhança muito grande pela presença bem destacada dos maltes defumados com turfa.

Detalhes

Degustada em
04/Outubro/2011
Envasamento
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se