Cadastre-se

De Molen Stout & Hop

DOUGLAS MERLO
 
4.7 (2)
1948   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
De Molen Stout & Hop

Informações

Álcool (%)
7.5% ABV
Ativa
Sazonal
Temperatura
Copo ideal
Welcome to Brouwerij de Molen or Brewery the Mill in English. A brewery to be proud of with beers that gain more and more admirers and fame worldwide. Our artisanal brewery is actually located in a historic mill named “De Arkduif” after Noah’s dove and was built in 1697. Bodegraven, hometown of De Molen, is in the middle of the Green Heart, a beautiful rural area in the western part of the Netherlands.

Avaliações dos usuários

2 avaliações

Avaliação Geral 
 
4.7
Aroma 
 
9/10  (2)
Aparência 
 
5/5  (2)
Sabor 
 
19/20  (2)
Sensação 
 
5/5  (2)
Conjunto 
 
10/10  (2)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral 
 
4.6
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Esta De Molen Stout & Hop é do estilo Stout, sub-estilo American Stout, este caracterizador de cervejas de alta fermentação, geralmente de coloração bastante escura e elevado teor alcoólico. No aroma e no paladar a complexidade das percepções é marca registrada e sobressaem pronunciadas notas de maltes torrados que se confundem com chocolate amargo e café; e ainda há lúpulos de variedades americanas, em regra, com perfil cítrico. O corpo se apresenta denso, a carbonatação é elevada e o amargor é de mediano a expressivo.
Esta De Molen utiliza um verdadeiro festival de lúpulos em sua receita, quais sejam, Saaz (República Tcheca) para aroma e Challenger (Reino Unido) para amargor. Não satisfeito o mestre-cervejeiro emprega Dry Hopping com Motueka (Nova Zelândia), Cascade e Amarillo (EUA).

É produzida pela excepcional Cervejaria De Molen que figura em ‘rankings’ gringos entre as 10 melhores do mundo, sendo eleita a primeira da Holanda. A cervejaria, cujo nome significa "O Moinho", está localizada dentro de um edifício histórico conhecido como "De Arkduif", que foi construído em 1697 e que se trata de um belo... moinho. As instalações, na cidade holandesa de Bodegraven, incluem um restaurante e um local que sedia anualmente o evento ‘Borefts Beer Festival’ (BBF), que reúne cervejeiros artesanais da Holanda, Bélgica e do restante da Europa. A De Molen, capitaneada pelo mestre-cervejeiro Menno Olivier, batiza suas criações com uma dupla/combinação de palavras por vezes extravagantes/inusitadas. Em seu vastíssimo portfólio destaque para a Hel & Verdoemenis (inferno e condenação), Black Damnation, Rasputin, Hemel & Hel (Céu e Inferno) etc. O portfólio é bem servido e este é o segundo rótulo que degusto.

A garrafa é de 750 ml, cor marrom e rolhada. É a 71ª garrafa de um total de 390 envasadas. A breja foi brassada em 28/01/2010 e engarrafada em 03/03/2010. Validade – não declarada. O rótulo é minimalista, seguindo padrão da cervejaria, e traz o símbolo da mesma. Apresenta-se na cor branca com o nome da breja em letras negras e traz as seguintes informações: - O.G. (gravidade original - 1075), F.G. (gravidade final - 1018), lúpulos utilizados e gradação alcoólica (ABV 8,2% - ao invés de 7,5%).

Vertida na taça revelou um líquido de coloração marrom escuro, não translúcido; havia sedimentos depositados no fundo da garrafa; a espuma se apresenta em tom marrom claro e se formou de modo exuberante, bastante consistente e com bolhas médias; a manutenção é destacada e ao girar a taça percebe-se a formação de belas rendas, bem como uma tuia de ‘lágrimas’. Por fim, uma fina camada perene resta sobre o líquido durante a degustação e a perlage (bolhas) é perceptível com dificuldade.

Degustada numa temperatura em torno dos 10 – 14ºC o aroma desta cerveja se mostrou bem saliente, agradável, complexo e com destacado equilíbrio. Descortinou notas vincadas de maltes torrados que lembram café e chocolate amargo, bem como caramelo, baunilha, toffee e tostado/madeira. O amargor lupulado, tão ou mais saliente que a base maltada, traz notas cítricas (limão e lima), florais, herbais e picantes. O álcool volatiza bem.

No paladar o líquido se revela licoroso, tem caráter complexo e equilibrado e reverbera as sensações olfativas ostentando uma entrada adocicada. Fazem-se presentes intensas notas de maltes torrados que lembram café e chocolate amargo, além de caramelo, baunilha, toffee, açúcar mascavo, leve acidez e frutas secas. A carga de lúpulos assoma com força e induz sensações cítricas de casca de limão, florais, herbais (grama cortada) e picantes. O final se mostra seco, levemente picante e amargo (tanto pela adição de lúpulo de amargor quanto pela torrefação dos maltes). O retrogosto é agridoce, traz café e torrefação e persiste longamente. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média. O álcool de ABV 8,2% é potente, mas vem bem inserido e proporciona leve aquecimento. A palatabilidade (drinkability) é ótima, apesar da parcimônia inerente ao estilo.

A degustação foi altamente prazerosa e ao que parece cada cerveja produzida pela De Molen se aproxima de ser uma verdadeira obra de arte. A complexidade, a robustez e o equilíbrio tendendo ao amargor deste rótulo induzem curiosidade e desejo de saborear outras brejas do portfólio da cervejaria.

Difícil de encontrar, mas, imperdível!

Detalhes

Degustada em
04/Julho/2014
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Preço
€ 9,50
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral 
 
4.7
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
10/10
Uma Stout cor marrom escura. Espuma marrom, delicada e duradoura. Um aroma tostado, caramelo, flores e ervas com algumas notas frutadas. Sabor encorpado de ervas, tostado, chocolate, café e alguns toques de alcaçuz. Termina em um tostado pesado e amargura do lupulo em dry hopping

Detalhes

Degustada em
30/Novembro/2011
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Italia
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 1 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se