Detalhe da Avaliação

3.7 106
Inglaterra
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
04 de Setembro de 2008 18774
(Atualizado: 16 de Fevereiro de 2011)
Avaliação Geral

3.2
Aroma

7/10
Aparência

5/5
Sabor

11/20
Sensação

2/5
Conjunto

7/10
Barley wine de grande potência e intensidade, com boa presença de maltes, lúpulos e ésteres frutados. No entanto, apesar de sua complexidade e assertividade, achei que lhe faltou um pouco de harmonia na forma como todos esses elementos interagiram entre si. A aparência merece elogios, com uma bonita cor rubi profunda e transparente coroada por creme bege cremoso e bem inglês, de pouco volume mas boa persistência. No aroma como no sabor, malte, lúpulo e subprodutos da levedura se manifestam de forma bem clara, tornando-a complexa. O lúpulo aromático tem um delicioso perfil inglês que se destaca no aroma, com notas picantes destacadas lembrando pimenta-do-reino, acompanhadas de toques mais suaves de flor de laranjeira e tangerina. O malte fica mais evidente no sabor, com uma forte pegada caramelada abrindo-se em notas acastanhadas típicas de ales inglesas. As leveduras mostram ésteres frutados bem presentes, remetendo a doce de cereja e banana madura, além de um toque meio medicinal na finalização. O apimentado do lúpulo talvez seja reforçado por fenóis picantes. Contudo, o que me incomodou foi um toque meio químico, remetendo a esmalte, que não sei precisar se advindo de acetaldeído ou simplesmente de uma concentração muito alta de ésteres. Além disso, um certo sabor fechado, terroso e de sebo trava a boca e sugere ácido caprílico, prejudicando sua vivacidade. A sensação alcoólica é bem destacada, mais do que eu gostaria. O paladar é equilibrado, com uma intensa doçura maltada inicial combatida por um forte amargor que se prolonga no final, mas que vem acompanhado de uma sensação meio química, incômoda, diminuindo sua drinkability. O corpo é bom, licoroso, e a carbonatação é baixa. No geral, trata-se de uma cerveja bastante interessante e complexa, mas com um resultado de alguma forma menos harmônico do que poderia, um tanto desequilibrado devido à forte percepção alcoólica e a uma certa pegada meio química. O destaque positivo, para mim, ficou por conta da complexidade e harmonia dos aromas do lúpulo inglês.

Detalhes

Degustada em
14/Fevereiro/2009
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Makro Spéciale
Preço
R$ 15,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .