Linda cerveja, que ficou espetacular ao ser servida em uma bojuda taça. A coloração dessa Yakima Red é escura, em uma tonalidade avermelhada, castanha, cor de âmbar. Aparenta ser ligeiramente turva, mas sem sedimentos ou efervescência aparente. Forma uma camada espessa de creme claro e fofo, disforme e com minúsculas bolhas, distribuindo muito lacing pelas laterais da taça. Creme que assentou bem lentamente.
Seu aroma é muito rico, potente e saboroso. Óbvio que pela proposta da cerveja há muita sensação lupulada: floral, herbal e cítrica. O malte funciona meramente como suporte para essas sensações. Percebem-se notas de flores, grama, pinha, laranja, grapefruit, maracujá, abacaxi, mas há também uma presença mais "básica" de malte amadeirado/tostado, casca de pão, biscoito, caramelo, castanhas e frutas vermelhas. No geral, é uma complexidade muito interessante e previsível. Excelente buquê, sem defeitos!
Na boca, o gole é menos desequilibrado do que o imaginado inicialmente. Ainda que o lúpulo e suas sensações periféricas tenham reinado soberanos, a base maltada se mostrou bem firme, com nuances de doçura caramelada e madeira. O paladar é, sobretudo, amargo e resinoso, suavemente cítrico. O retrogosto é seco, levemente defumado e duradouro, com sensações de pellet de lúpulo, pitadas cítricas e madeira. O corpo dessa cerveja é leve, com textura fracamente sedosa. A carbonatação é mediana, com crocância macia que não interfere na percepção das notas. O álcool é muito discreto, talvez até um pouco fraco. A drinkability é alta, mas para quem é lupulomaníaco e lida bem com secura amarga. Secura, por sinal, bem refrescante e que chama novos goles.
Essa Yakima Red é uma interessante proposta da inovadora cervejaria londrina Meantime. Trata-se de uma Red Ale/Amber Ale com uma carga intensa de lúpulos (5 variedades diferentes de uma mesma região dos EUA). Curiosamente, apesar do aroma tender ao extremismo norte-americano, o gole seguiu a tendência de amargor britânico. O fraco teor alcóolico também contribuiu para a cerveja não se tornar excessiva, intensa demais. O resultado foi até ameno demais, mas extremamente saboroso e de qualidade. Certamente vale a pena se puder ser encontrada (pois é sazonal) e se puder ser tomada fresca. Recomendada!!!