Achei essa cerveja no Pão de Açúcar aqui de Piracicaba e tive que levar. É na verdade um blend da classica cerveja Old Tom que leva adição de chocolate artesanal e por isso tem teor alcoolico um pouco menor que a original.
Detalhe para a garrafinha sensacional, bem como o seu rótulo e tampinha.
Verte liquido cristalino marrom escuro-avermelhado, lembrando a cor acastanhada de mel silvestre. Forma colarinho bege claro de dois dedos que persistiu por algum tempo, descendo para apenas uma camada cremosa que senta na superfície durante praticamente todo o consumo. Apresentou media a alta retenção no vidro.
O aroma é de intensidade moderada a baixa e é basicamente uma mistura até complexa de notas maltadas com açúcar queimado, castanhas torradas, malte caramelo, frutas escuras e mel. Pouco chocolate perceptível.
O sabor também bem rico em complexidade de maltes, com notas mais intensas do que no aroma. Percebo caramelo, toffee, nuts e agora sim um pouco de chocolate. Finaliza levemente amarga, balanceando bem o açúcar residual com os lúpulos terrosos. Aftertaste com notas de melaço queimado.
Corpo medio a baixo, escondendo bem o teor alcoolico com complexidade de malte. A carbonatacão é media a alta.
No geral esse é um bom exemplo de uma English Ale focada em malte, com corpo baixo e alto drinkability. O chocolate ficou aquém das expectativas (quem quiser chocolate, compre uma Young's Double Chocolate Stout) mas gostei bastante do conjunto final. A versão original da Robinsons Old Tom eu nunca provei, mas deve ser uma baita cerveja.