Detalhe da Avaliação

4.0 22
Inglaterra
Jota Fanchin Queiroz
Jota Fanchin Queiroz
12 de Abril de 2011 4436
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
A Brakspear Triple é uma cerveja que já se destaca na aparência. Ela possui uma coloração marrom/caramelo escuro, amadeirada e opaca, bem típica de Old Ale mesmo. Exibe muita efervescência, com pouca translucidez e nada de sedimentos. Forma uma camada média porém suficiente de creme bege, espumoso, repleto de bolhas e com excelente permanência na taça, assentando uma camada delicada sobre o líquido. Deixa traços de lacing nas laterais.

Seu aroma é intenso, saboroso e complexo em notas periféricas de malte, mas sem demérito para o lúpulo. Percebem-se muitas notas de casca de pão, butterscotch/caramelo/toffee, amadeirado/defumado, castanhas/nozes, um pouco de lúpulo terroso envelhecido, tipicamente inglês, há também algo de frutas escuras e berries em geral (cerejas, framboesas, cramberries) e fermento. Levíssima sensação vinosa. Curiosamente não percebi nada de café ou chocolate. Mesmo para um exemplar maturado em adega, não apresentou off-flavors, o que muito me impressionou.

Na boca, o paladar é realmente mais destacado e muito mais rico. Gole muito frutado e doce, bem vinoso. Ocorre muita sensação esterificada, de frutas vermelhas, escuras e berries, como sentido no aroma. Sensação de malte caramelizado (toffee e butterscotch), que faz uma base bastante ofuscada. Há pontadas de picância alcóolica, que realmente esquenta a língua. Lúpulo totalmente marginal no paladar, você sente que está presente mas sem nitidez. Ainda assim, não há de maneira alguma desequilíbrio ou falta de harmonia. Retrogosto seco e adstringente, com muita sensação de cereal tostado, defumação, café e chocolate; faz um contraponto estupendo em relação ao aroma e ao paladar, simplesmente demais! O corpo dessa cerveja é macio, sedoso; ela é bastante encorpada. A carbonatação é média/alta, com crocância elevada. Álcool potente e destacado em determinados momentos mas totalmente sem destoar do conjunto. Drinkability boa, apesar do teor alcóolico e da intensidade de muitas de suas notas, não é uma cerveja tão pesada ou até mesmo enjoativa. Sua textura crocante até facilita a drinkability.

Essa Brakspear Triple é uma grata surpresa. Cerveja simplesmente formidável, com uma gama de notas de malte muito rica. Em determinados momentos, há a impressão de que é uma Strong Dark Ale e não uma Old Ale. Mesmo assim, achei ela realmente destacada no estilo. Paladar muito complexo e harmonioso. Retrogosto simplesmente primoroso, totalmente às avessas do paladar em geral. Vale muito a pena deixar algumas unidades envelhecendo em adega, pois matura muito bem. Recomendo sem pensar duas vezes.

Detalhes

Degustada em
09/Março/2013
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .