Como quase toda Baladin foge completamente do padrão regular dos estilos. O nome Nazionale deve-se ao fato de ser produzida com ingredientes 100% produzidos na Italia (inclusive lúpulos). É uma co-produção entre a Baladin e o Instituto Agrícola de Cussanio. O objetivo da cervejaria era o de produzir uma cerveja simples e com elevada drinkability mas que trouxesse a marca de inovação Baladin. Conseguiu.
A apresentação começa já em mais uma de suas belíssimas garrafas com rótulo
Vertida apresentou um líquido dourado claro, nebuloso e com um creme branco com surpreendente formação, persistência e laces.
No aroma medianamente intenso, o primeiro destaque vem com notas notas bem herbais e casca de limão. Aos poucos notas frutadas aparecem com força. No final algumas notas leves ácidas e azedas dão um caráter um pouco selvagem.
O sabor é bem suave e traz uma entrada maltada levemente adocicada mas que conduz a um final um tanto seco e bastante amargo e herbal. Algumas notas ácidas aparecem garantindo uma refrescância interessante. O aftertaste é levemente amargo e herbal.
Corpo leve, carbonatação média e boa drinkability.
Uma cerveja leve e diferente.