PRIMÁTOR WEIZENBIER TCH
#88 4,0
Cervejaria: Pivovar Náchod a.s.
Importadora: Import Beer
Estilo: German Weizen
Álcool (%): 5% ABV
Temperatura: 5-7 °C (90'-105')
Copo ideal: Weizen
SRM: amarelo palha a dourado escuro
IBU: 8-15
VISÃO: Coloração de amarelo palha a dourado escuro. Colarinho branco muito grosso, consistente e persistente. O elevado teor de proteínas do trigo dificulta a limpidez nos exemplares não filtrados, embora o nível de turbidez seja um tanto quanto variável. Uma cerveja “mit Hefe” é turva devido à suspensão de sedimentos de leveduras (que deverão ser misturados antes de beber). A versão filtrada “Krystal” não contém leveduras e é brilhante e límpida.
OLFATO: Fenólico (normalmente cravo) e ésteres frutados (normalmente banana) de moderados a fortes. O equilíbrio, assim como a intensidade dos ésteres e compostos fenólicos pode variar, mas os melhores exemplares são razoavelmente equilibrados e proeminentes. Caráter de lúpulo nobre varia de baixo a ausente. Aroma de trigo de leve a moderado (que pode ser percebido como pão ou cereais) pode estar presente, mas não outras demais características de malte. Nenhum diacetil ou DMS. Aromas opcionais, porém aceitáveis, incluem uma leve acidez cítrica, caráter de baunilha leve a moderado e/ou suave aroma de tutti-frutti. Nenhuma dessas características opcionais deve ser alta ou dominante, mas frequentemente adicionam complexidade e equilíbrio.
PALADAR: Sabor de fraco a moderadamente forte de banana e cravo. O equilíbrio e a intensidade dos ésteres e compostos fenólicos podem variar, porém os melhores exemplares são razoavelmente equilibrados e proeminentes. Opcionalmente um caráter muito leve a moderado de baunilha e/ou de tutti-frutti pode acentuar o sabor, dulçor e arredondamento das notas de banana; nenhum dos dois deve ser dominante quando presente. O suave sabor do trigo, semelhante a pão ou cereais, é complementar, assim como um leve adocicado do malte Pilsen. O sabor de lúpulo varia de muito baixo a ausente e o amargor do lúpulo de muito baixo a moderadamente baixo. Caráter ácido e cítrico proveniente da levedura e a intensa carbonatação são frequentemente presentes. Paladar bem arredondado, saboroso, com o final relativamente seco. Nenhum diacetil ou DMS.
TATO: Corpo de médio-leve a leve, nunca pesado. Leveduras em suspensão podem aumentar a sensação de corpo. A textura do trigo transmite sensação de cremosidade e maciez que pode progredir para um final leve e espumante pela alta carbonatação. Sempre efervescente.
Acesse, se inscreva no Canal BEERfox no YouTube e assista.
Valor: ~R$ 15,69 (500ml).
Minuto do Abraço: Adriana Lobo
Perguntinha do episódio #88: qual estilo de cerveja de trigo vc mais gosta?
Harmonização: Torta de banana com canela (Ingredientes: Bananas nanica cortadas; 1 xícara (chá) de manteiga (temperatura ambiente); 1 lata de leite condensado; 3 ovos; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá)de farinha de trigo; 2 colheres(chá) de fermento em pó; ¾ de xícara (chá) de açúcar e canela. Modo de preparo: Unte uma forma. Polvilhe com açúcar e canela e forre com uma camada de bananas nanicas cortadas. Cubra com ¾ de xícara (chá) de açúcar com canela. Leve ao forno por 15 minutos. Massa: Junte 1 xícara de manteiga em creme, junto 1 lata de leite condensado e continue a bater. Acrescente 3 gemas e 1 pitada de sal. Misture aos poucos uma xícara (chá) de farinha de trigo peneirada com 2 colheres (chá) de fermento em pó. Por último, as 3 claras em neve. Despeje sobre as bananas e volte ao forno médio por 25 minutos. Desenforme e sirva quente.)
BOA GERMAN WEIZEN. BEM INSERIDO NO ESTILO. VALE A PENA EXPERIMENTAR.