Coloração dourada escura, uma surpresa se tratando de uma Doppelbock. Creme branco de boa formação e longa duração, relativamente denso. Aroma floral levemente adocicado, trazendo malte e lúpulo suaves, mas em ótima harmonia, juntamente com notas de madeira. No paladar, essa breja apresenta-se suavemente doce no início, com notas de favo de mel e pão. Esse adocicado se dissipa rapidamente, dando lugar ao amargor lupulado. Discretamente sente-se algo cítrico e picante ao fundo. O final é excessivamente amargo com algo metálico, combinação que não me agradou tanto. Retrogosto bastante amargo e seco, com evidência de álcool que antes não fora sentido. Possui média carbonatação.
Boa breja, mas não é das minhas Lagers preferidas. Bonita aparência, aroma suave e bom, sabor de amargor um pouco exagerado para o meu gosto, desbalanceando um pouco o conjunto. Cerveja encorpada, com álcool bem inserido. É a segunda Primator que experimento, e gostei mais da Svetly. De qualquer forma, essa Exklusiv merece uma prova, nem que seja só para conhecê-la.