Cadastre-se

CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

Criado por Gil Lebre Abbade Franco no tópico CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

É um fato compartilhado por todos que determinados estilos de cerveja favorecem a evolução da mesma, muitas vezes até após a data de validade marcada no rótulo. Fatores primordiais são o teor alcoólico e a refermentação na garrafa, por exemplo.

Criei esse tópico com o intuito dos confrades compartilharem suas experiências de guarda, para que informem se determinada cerveja realmente evoluiu ou se a qualidade decaiu com o tempo.

Eu tenho algumas cervejas guardadas e vencidas aqui comigo, dentro em breve verificarei se elas evoluíram, através de comparativos com lotes mais frescos, são elas:

BADEN BADEN RED ALE - vencida em 11/2009
FULLER'S GOLDEN PRIDE - vencida em 07/2009
GREENE KING STRONG SUFFOLK VINTAGE ALE - vencida em 11/2009
LEFFE RADIEUSE - vencida em 11/2009
WÄLS TRIPPEL - vencida em 10/2009

*nem todas são de estilos recomendados para a guarda, mas vamos ver no que dá :)
nem "brahmeiro", nem "beer snob"
12 anos 3 meses atrás #34074

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

Gil já tomei uma Baden Red 3 anos vencida, ERA PURO ALCOOL, não me agradou em nada.

Tomei a Blaw 2000 tomei fim do ano passado ou seja 11 de guarda, não estava ruim, tive de decanta-la com decanter de vinho por causa da grande quantidade de fermento, sem o fermento ficou bem licorosa, perdeu um pouco das características de torrefação que me agradam na safra 2010, lembrou bem mais a safra 2008 com menos corpo.

Tomei uma Baden Tripel com 3 anos de guarda, SENSACIONAL.

Orval eu tomei uma com 2,5 anos de guarda, predominância da bretanomyces (sei lá se é assim que escreve) em quanto a jovem predomina o lúpulo.

Fuller´s vintage 2008 com 3 anos de guarda, perdeu um pouco o corpo comparado com a 2009 que tomei com 1 ano de guarda. Mas essa eh difícil falar pq não eh apenas safra eles mudam as receitas tb a cada ano.

Thomas Hardy 2007 com 4 anos de guarda - Sensacional bem licorosa e ainda com BASTANTE alcool e malte, dá para evolir bastante ainda.

Bamberg vintage com 1 ano de guarda, bem alcoolica e licorosa, ainda aguenta mais um tempo.

Ainda tenho na minha adega para envelhecer
1 Fuller´s vintage 2009
3 Thomas Hardy 2007
1 Bamberg Vintage
1 Rocehfort 10
1 Colorado Ithaca
2 Mariage Parfeit 2004
Lembrando que essa cerveja eh um BLEND de safras e a data eh a safra mais antiga, não sig que ela foi feita em 2004, COISA QUE MUITA GENTE SE ENGANA

Ela tem 90% de no minimo 2 safras de 18 meses, 5% de safras de 3 anos e 5% de safras novas, ou seja a garrafa que tem 2004 no rótulo eh uma cerveja de 2007 ou 2008 levando em conta o processo de fabricação.

Para quem quiser mais infos: boon.be/?c=/bieren/geuzemariageparfait/&l=nl
Last edit: 12 anos 3 meses atrás by Renato ..
12 anos 3 meses atrás #34079

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Menezes no tópico Re: CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

Renato, a Cantillon Gueuze por exemplo mistura Lambics de 3, 2 e 1 ano de guarda. Essa pode ficar DECADAS na garrafa e seu sabor vai mudando com o tempo. As demais da marca, que levam frutas e outros ingredientes não duram a mesma coisa, mas continuam evoluindo com o tempo.

Tomei a Carolus Blauw tb dos anos 2000, 2002 e 2009. Achei a 2002 a mais saborosa, mas mais gosto do malte. As outras ficaram similares, com a 2000 um pouco mais puxada no alcool e com a leve sensação de estar mais aguada.

Tomei umas Pannepot, Pannepeut e Black Albert envelhecidas e notei todas melhores que as mais novas, exceto uma de 2005 que já estava dando sinais negativos de envelhecimento.

Tenho aqui comigo, para fazer uma vertical com a Perua:
- Fuller's Vintage Ale 2000
- Fuller's Vintage Ale 2002
- Fuller's Vintage Ale 2009
- Fuller's Vintage Ale 2010
Last edit: 12 anos 3 meses atrás by Felipe Menezes.
12 anos 3 meses atrás #34082

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gil Lebre Abbade Franco no tópico Re: CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

<strong>Felipe Menezes escreveu:</strong>

Tenho aqui comigo, para fazer uma vertical com a Perua:
- Fuller's Vintage Ale 2000
- Fuller's Vintage Ale 2002
- Fuller's Vintage Ale 2009
- Fuller's Vintage Ale 2010


caso não saibam, a Perua sou eu! :blush:
sobre essa degustação vertical, se eu estiver errado digam, mas o ideal seria começar pela mais recente (2010) ?

sei que no caso da Fuller's, em que cada safra tem uma receita diferente, talvez não faça muita diferença, mas se fosse numa cerveja com safras de receitas idênticas, a degustação vertical comecaria pela mais recente até a mais antiga ?
nem "brahmeiro", nem "beer snob"
12 anos 3 meses atrás #34083

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gil Lebre Abbade Franco no tópico Re: CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

<strong>Renato . escreveu:</strong>

Gil já tomei uma Baden Red 3 anos vencida, ERA PURO ALCOOL, não me agradou em nada.

Tomei uma Baden Tripel com 3 anos de guarda, SENSACIONAL.


pensei que a Red Ale fosse certa em evoluir bem. a minha tbm tem quase 3 anos de vencida, agora bolei :unsure:
achei que uma tripel não pudesse evoluir tão bem, já fico mais animado com a minha Wäls
nem "brahmeiro", nem "beer snob"
12 anos 3 meses atrás #34084

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: CERVEJAS DE GUARDA-VINTAGES

Gil essa tripel da Baden nao eh um tripel convencional ela tem uma receita diferenciada, mas creio que a tripel envelheça bem sim.

Felipe sobre as Gueuze da Cantillon não sabia da história só tomei uma Lambic Bio 2009 que a milu trouxa da Bélgica.

Sobre a degustação vertical não sei ao certo, ACHO que nos bares que o fazem, comecem com as mais antigas. Mas não tenho certeza.
12 anos 3 meses atrás #34086

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se