Cadastre-se

mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Igor Garcia Pereira escreveu: Todas têm o mesmo retrogosto de malte caramelizado, algo que vem me deixando desanimado.


Tem várias das novas receitas brasileiras (essas que surgiram em 2013, principalmente) que seguem o estilo da costa oeste, com menos caramelo e perfil mais limpo de malte. Mas é questão de preferência. Eu acho que as nossas IPAs tendem a mandar melhor quando se escoram no perfil caramelado do malte, mais à moda da costa leste. Fiquei triste, inclusive, quando a Dama IPA deixou de lado o caramelo para se focar em uma receita mais seca (e menos interessante, ao meu ver).
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
10 anos 1 mês atrás #53013

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Igor Garcia Pereira no tópico mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Igor Garcia Pereira escreveu: Todas têm o mesmo retrogosto de malte caramelizado, algo que vem me deixando desanimado.


Tem várias das novas receitas brasileiras (essas que surgiram em 2013, principalmente) que seguem o estilo da costa oeste, com menos caramelo e perfil mais limpo de malte. Mas é questão de preferência. Eu acho que as nossas IPAs tendem a mandar melhor quando se escoram no perfil caramelado do malte, mais à moda da costa leste. Fiquei triste, inclusive, quando a Dama IPA deixou de lado o caramelo para se focar em uma receita mais seca (e menos interessante, ao meu ver).


Você diz que as nossas IPAs tendem a mandar melhor quando partem pra esse estilo da costa leste, mas você está querendo dizer que num geral prefere esse estilo, tanto nacionais quanto importadas, ou prefere esse estilo apenas nas nacionais?

Fica a impressão de que as cervejarias nacionais tendem a usar esse malte caramelado por falta de competência ou conhecimento de como fazer uma West Coast IPA de forma decente. Qual sua opinião?
10 anos 1 mês atrás #53022

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Igor Garcia Pereira escreveu: Você diz que as nossas IPAs tendem a mandar melhor quando partem pra esse estilo da costa leste, mas você está querendo dizer que num geral prefere esse estilo, tanto nacionais quanto importadas, ou prefere esse estilo apenas nas nacionais? Fica a impressão de que as cervejarias nacionais tendem a usar esse malte caramelado por falta de competência ou conhecimento de como fazer uma West Coast IPA de forma decente. Qual sua opinião?


Entendo sua opinião, mas penso diferente. Dizer que as IPAs nacionais optam pelo caramelo porque não têm competência para fazer uma west coast IPA decente implica pensar que as west coast IPAs seriam obviamente superiores às mais carameladas, e que estas seriam uma espécie de "segunda opção" ou "primo pobre". Não penso assim. Acho que o Brasil tinha começado a esboçar, há alguns anos, uma maneira nacional de fazer IPAs e pale ales, misturando características dos estilos ingleses e dos estilos americanos com liberdade. A Indica foi a primeira, depois veio a Dama IPA (que, à época, era bem mais caramelada e maltada do que a nova receita). Agora vivemos uma guinada na direção de American IPAs mais secas, agressivas e amargas, mas não acho que isso seja necessariamente mais interessante do que o estilo "tropicalizado" das IPAs mais doces e indulgentes. Em 2012, escrevi um artigo sobre isso no meu blog. É engraçado ver como ele já ficou completamente desatualizado diante do mercado atual, mas é um reflexo disso que eu estou falando.

Guias de estilo - Parte IX: O cânone e a inovação
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
10 anos 1 mês atrás #53025

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Igor Garcia Pereira no tópico mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Dizer que as IPAs nacionais optam pelo caramelo porque não têm competência para fazer uma west coast IPA decente implica pensar que as west coast IPAs seriam obviamente superiores às mais carameladas, e que estas seriam uma espécie de "segunda opção" ou "primo pobre". Não penso assim.


Também não penso assim. Apesar de eu particularmente preferir o estilo mais limpo e menos doce das West Coast IPAs, não quis dizer que elas são superiores, afinal gosto é gosto. A minha pergunta era se as cervejarias deixam de produzir este estilo por falta de conhecimento ou optam deliberadamente pelo perfil caramelado das East Coast IPAs por questão de gosto mesmo.

O que eu quis apontar é que a tendência esmagadora do mercado nacional de IPAs está calcada no malte caramelado. Eu gostaria de entender o porquê disso. Espero ter sido mais claro agora. ;)
10 anos 1 mês atrás #53029

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Igor Garcia Pereira escreveu: O que eu quis apontar é que a tendência esmagadora do mercado nacional de IPAs está calcada no malte caramelado. Eu gostaria de entender o porquê disso. Espero ter sido mais claro agora. ;)


Não sei se concordo. Os lançamentos de 2013 apontam na direção de IPAs mais secas e claras.
Vale lembrar que o estilo-raiz das IPAs, o inglês, costuma ser bastante caramelado ou levemente tostado. Então acho natural buscar reproduzir esse base de malte do estilo. Não acho que a IPA seca seja necessariamente a primeira opção.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
10 anos 1 mês atrás #53032

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Igor Garcia Pereira no tópico mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Hmmm... talvez eu tenha levado azar então. Eu morava no exterior e estou morando no Brasil faz uns 6 meses e até agora não provei nenhuma cerveja nacional com o perfil da Punk IPA, Green Flash West Coast IPA ou Dogfish Head por exemplo. Já provei Wesnky Curupira, Klein Rock IPA, Maracujipa, Indica, Vixnu, Bodebrown Cacau IPA, Way Fizzy Yellow, Way Double APA e nenhuma delas tem o perfil que eu procuro (leve, cítrico de aparência clara). Talvez a Fizzy Yellow foi a que mais chegou perto mas ainda assim peca um pouco pelo desequilíbrio.

Alguma sugestão?
10 anos 1 mês atrás #53033

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se