Cadastre-se

A "boa nova" das cervejas americanas

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:A

Pedro Fraga escreveu:

Fico totalmente cético com a vinda das americanas. Creio que para o consumidor final elas saiam de 25 a 40 reais, as de 350 ml (ao menos no Rio, em SP talvez um pouco mais barato).

Pois é, impraticável. Vou tentar tomar uma ou talvez duas garrafinhas, para matar a curiosidade, e depois promover boicote.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 4 meses atrás #4465

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:A "boa nova" das cervejas americanas

A gerente da Nossa Caixa aqui de perto até já me conhece... rsrs

Lá vou eu fazer mais um empréstimo no início de 2010 :laugh:
14 anos 4 meses atrás #4473

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Ribeiro - Duende no tópico Re:A "boa nova" das cervejas americanas

Engraçado, uma vez vi no Saturday Night Live um quadro em que o cara falava que só tomava cerveja Brasileira, meio que esnobandoa Heineken, pq não gostava de pagar menos que 10 dólares numa cerveja!

Ser humano é ruim em tudo que é canto, gosta de enfiar a faca!
14 anos 4 meses atrás #4480

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:A "boa nova" das cervejas americanas

Bom, eu não vejo a coisa de maneira tão pessimista. É claro que elas vão chegar com preços elevados (torcemos para que isso não aconteça, mas sabemos que as probabilidades são pequenas) mas procuro pensar por outro viés, pois até pouco tempo atrás (pouco tempo mesmo, nós sabemos) era impossível encontrar por aqui não somente esses rótulos americanos que estão chegando, mas rótulos ingleses, belgas e alemãos de mais estirpe.

Com isso, quero dizer que vejo com bons olhos o crescimento das importações (e, portanto, das variedades) de cervejas para o Brasil o que só vai aumentar (ainda mais) agora que o Guia Paladar, do Jornal "O Estado de São Paulo" elegeu as cervejas artesanais como o Produto do Ano 2009.

Gosto de imaginar que a questão dos preços tende a melhorar (isto é, "baratear") com o passar do tempo. Não é uma certeza, mas uma crença pessoal, digamos assim. Na medida que esses produtos aparecerem com mais frequencia em nossos mercados e forem sendo importados em maior escala, os seus preços também tendem a diminuir. Agora, sabemos que um outro fator que dificulta muito a queda nos preços é a nossa questão tributária, que não perdoa nenhum tipo de empresa.
Last edit: 14 anos 4 meses atrás by Mauro Renzi Ferreira.
14 anos 4 meses atrás #4482

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:A "boa nova" das cervejas americanas

Entendo o que vc quer dizer e torço para que isso ocorra mesmo, Mauro. Mas tenho ficado cada vez mais cético. Eu vejo que as cervejas especiais no Brasil estão seguindo cada vez mais um caminho muito parecido com o dos vinhos. Acho que, infelizmente, a tendência a médio prazo é os dois produtos se equipararem no pior sentido: o da elitização e da faixa de preços.

Mas esse é só o meu habitual pessimismo de fim-de-ano.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 4 meses atrás #4483

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:A "boa nova" das cervejas americanas

Venho acompanhando essa discussão brilhantemente levantada pelo Marcussi, e agora resolvo "pitacar" aqui pra dizer que fecho minha opinião com a do Mauro.

Venho acompanhando a chegada das brejas importadas desde o começo deste século. No início, elas nos chegavam caríssimas, nas mãos de poucos "importadores" claramente oportunistas. Ao longo do tempo, com o crescente interesse do público estimulando novas ações de importação, o número foi crescendo e os preços foram se amoldando seguindo a lei oferta/procura.

Assim, mesmo que as americanas nos cheguem com preços abusivos num primeiro momento, creio que não tardará a conquistarem espaço nos paladares daqui, ocasião em que mais empresas se interessarão em trazê-las a preços menores, concorrenciais. É a lógica de qualquer mercado.

Quanto ao "pé atrás" em relação às brejas, conto aqui uma historinha.

Sempre tive preconceito com americano. Nunca fiz questão de ir à terra do Tio Sam. Já fiz inúmeras viagens à Europa, todas ardentemente ansiadas e planejadas com meses de antecedência. Quando me calhou a chance de ir aos EUA nesse ano, relutei. Tudo pelos motivos que vocês já conhecem -- Bush filho, arrogância, etc, etc, etc. Mas já havia ouvido de relance essa história de nova escola cervejeira e resolvi conferir assim mesmo.

Já nas primeiras brejas degustadas, entretanto, a desconfiança e o preconceito viraram admiração. Os caras estão realmente fazendo escola, com uma característica intrínseca que, infelizmente, nos falta: A obsessão. Eles são obcecados por tudo a que se lançam, e buscam a perfeição no que fazem. Outro fator preponderante é que o homebrewing lá começou pelo menos duas décadas antes do nosso, motivo pelo qual a evolução nas produções é evidente.

Voltei pra cá maravilhado, e comecei a colocar posts e filmes no Blog. Teve gente que me acusou de deslumbrado, mas segui em frente. Até que veio a Brasil Brau, e quem esteve por lá degustando algumas brejas gringas entendeu tudo. Teve gente que até veio me pedir desculpas depois... :laugh:

As brejas que estão chegando ainda não são o melhor das americanas. Falta muita coisa (Dogfish Head, Rogue, Russian River, Ommegang...), mas já vai dar pra ter uma boa noção da escola.

E o preço, ora, o preço! Que se amolde num patamar aceitável! Quem quiser se locupletar nesse cenário atual vai perder uma hora!
14 anos 4 meses atrás #4486

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se