Venho acompanhando essa discussão brilhantemente levantada pelo Marcussi, e agora resolvo "pitacar" aqui pra dizer que fecho minha opinião com a do Mauro.
Venho acompanhando a chegada das brejas importadas desde o começo deste século. No início, elas nos chegavam caríssimas, nas mãos de poucos "importadores" claramente oportunistas. Ao longo do tempo, com o crescente interesse do público estimulando novas ações de importação, o número foi crescendo e os preços foram se amoldando seguindo a lei oferta/procura.
Assim, mesmo que as americanas nos cheguem com preços abusivos num primeiro momento, creio que não tardará a conquistarem espaço nos paladares daqui, ocasião em que mais empresas se interessarão em trazê-las a preços menores, concorrenciais. É a lógica de qualquer mercado.
Quanto ao "pé atrás" em relação às brejas, conto aqui uma historinha.
Sempre tive preconceito com americano. Nunca fiz questão de ir à terra do Tio Sam. Já fiz inúmeras viagens à Europa, todas ardentemente ansiadas e planejadas com meses de antecedência. Quando me calhou a chance de ir aos EUA nesse ano, relutei. Tudo pelos motivos que vocês já conhecem -- Bush filho, arrogância, etc, etc, etc. Mas já havia ouvido de relance essa história de nova escola cervejeira e resolvi conferir assim mesmo.
Já nas primeiras brejas degustadas, entretanto, a desconfiança e o preconceito viraram admiração. Os caras estão realmente fazendo escola, com uma característica intrínseca que, infelizmente, nos falta: A obsessão. Eles são obcecados por tudo a que se lançam, e buscam a perfeição no que fazem. Outro fator preponderante é que o homebrewing lá começou pelo menos duas décadas antes do nosso, motivo pelo qual a evolução nas produções é evidente.
Voltei pra cá maravilhado, e comecei a colocar posts e filmes no Blog. Teve gente que me acusou de deslumbrado, mas segui em frente. Até que veio a Brasil Brau, e quem esteve por lá degustando algumas brejas gringas entendeu tudo. Teve gente que até veio me pedir desculpas depois...
As brejas que estão chegando ainda não são o melhor das americanas. Falta muita coisa (Dogfish Head, Rogue, Russian River, Ommegang...), mas já vai dar pra ter uma boa noção da escola.
E o preço, ora, o preço! Que se amolde num patamar aceitável! Quem quiser se locupletar nesse cenário atual vai perder uma hora!