St. Patrick’s Day, ou o Dia de São Patrício

Comentários
12.073 visitas
Trevos de três folhas usados por São Patrício

Trevos de três folhas usados por São Patrício

Você já deve ter ouvido falar neste nome, principalmente se você é apaixonado por cerveja, o que temos quase certeza que você é, já que está lendo este texto aqui no BREJAS. Se não reconheceu pelo nome, talvez irá se lembrar de ter visto um duende trajando roupas verdes em algum desenho animado, ou de alguma festa onde quase tudo é verde e cheia de trevos, realizadas principalmente em escolas de inglês e pubs irlandeses. Não?

Lembrando ou não lembrando, o que mais interessa pra gente aqui é :
Mas o que isso tem a ver com cerveja? Calma, vamos explicar…

A origem do Dia de São Patrício e seus símbolos

O Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick’s Day e em irlandês Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, considerado o fundador da Igreja Católica no país. É normalmente comemorado no dia 17 de Março (inclusive é feriado na Irlanda), ou seja, dia em que esta matéria foi publicada.

Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara. Por que o trevo? Explicaremos mais tarde. A cor verde é associada ao dia de St. Patrick porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a Ilha Verde) e do trevo.

Pronto, um ponto explicado: no St. Patrick’s Day tudo é verde porque a Irlanda é a ilha verde e o trevo é verde.

Mas, e o trevo? Vamos a ele…

Apesar de ter nascido na Grã-Bretanha, São Patrício foi vendido como escravo para a Irlanda, quando tinha penas 16 anos, voltando para casa 6 anos depois, após ter conseguido fugir de seu cativeiro. Desde então, dedicou-se à vida religiosa e acabou retornando à Irlanda para pregar o Evangelho. Utilizava o trevo de três folhas para explicar como a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) era três e um ao mesmo tempo.

É por isso que o trevo de três folhas sempre acompanha a identidade de St. Patrick. Mas continuando…

Por todo seu trabalho, São Patrício ficou famoso também em outros países, principalmente Inglaterra e Estados Unidos, devido à grande imigração irlandese. Nos Estados Unidos, quase todo o país comemora o dia, mesmo os não descendentes de irlandeses. Este ano, a festa foi comemorada neste fim de semana que passou, com defiles pelas ruas e muita cerveja. Cerveja!!! Mas, de onde surgiu a cerveja nesta história toda?

Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. E falando em festa, amizade e cultara irlandesa, nada mais lógico do que ter muita CERVEJA!!! E Guinness, de preferência.

Portanto, a cerveja faz parte da festa simplesmente porque não existe festa sem cerveja, certo?!

Agora sim, tudo explicado! Ops… não tão cedo. Ainda falta apenas explicar de onde veio o tal duende…

O duende, ou melhor, o leprechaun, é uma figura mitológica do folclore da Irlanda. Acabou sendo incorporado à celebração de St. Patrick’s Day ao longo do tempo, já que o dia celebra cada vez mais a cultura irlandesa.

Agora que você já sabe tudo sobre a celebração mais agitada da Irlanda, resta fazer a sua parte: não saia de casa essa noite se não estiver vestido de verde, com um trevo de três folhas e pronto para beber algumas cervejas. O leprechaun… bem, o leprechaun vai depender de quantas forem as cervejas desta noite.

______________________________________________________________

Onde celebrar St. Patrick’s Day

Para você que quer curtir essa festa, procure os pubs irlandeses. São Paulo, Rio de Janeiro e várias outras capitais possuem um ou mais destes bares, onde a festa é garantida, muitas vezes com cerveja verde também!!

Em São Paulo, haverá o festival Cara Irlanda. Organizado pelo instituto Brasil-Irlanda (Irish Institute), proporciona um verdadeiro mergulho na cultura irlandesa. Serão 10 dias com muitas atividades tais como música, teatro, palestras, dança, turismo, cerveja, tradições celtas, irish coffee e outras atrações. O evento terá início no dia 17 e se encerra no dia 27. Acesse o site e confira a programação:
http://www.irishinstitute.com.br/carairlanda.html

______________________________________________________________

E você, curtiu ou vai curtir o Dia de São Patrício? Vestiu-se de verde e levou seu trevo por ái? Tomou cerveja verde? Compartilhe com a gente suas experiências.

Comentários

  1. Godoy disse:

    Costumo sair para comemorar esse dia todos os anos.
    Problema é que está começando a ficar popular e os PUBs aqui em SP estão começando a esfolar, cobrando entrada cada ano mais cara.
    Isso desanima. Este ano acho que vou boicotar.

  2. Marcela disse:

    Aliás… rolou o “Circuito Clã Guinness” em São Paulo neste final de semana (14-15/03). Não pude acompanhar a peregrinação pelos bares cadastrados ao evento, mas a proposta é muuuito interessante. Tomara que se repita nos próximos anos e que seja mais amplamente divulgado, né não?!
    Abraços!

  3. Renato Vialto disse:

    Quem naum lembra da irlanda, principalemnte os que viveram a infancia na maravilhosa decada de 80 do seculo passado, quem naum assistir Punk a levada da breca e naum se lembra do glomer seu bichinho de estimação magio e irlandes, e as visitas a terra dele com a presença dos leprachaus e sues potes de ouro. Maravilha de dia para se comemorar, eu infezliemtne trabalhei bastante e irei comemorar em cas com uma bela cervejinha. Isso tb pq em campinas naum tem um agito digno desse dia, INFELIZMENTE. Mas eh para se comemorar. VIVA A IRLANDA. VIVA SÃO PATRICIO, VIVA O TREVO, E VIVA A CERVEJA

  4. [...] Para saber mais leia esse post bem informativo do blog Brejas. [...]

  5. sarah! disse:

    eu achei que o criador precisa complementar mais o texto sabe,tipo:
    quem foi;
    porque a cor verde;
    porque é tão comemorado;
    a origem do saint patrick’s day;

  6. caol santos disse:

    viva sao praticio viva o trevo!
    (xo)

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja