Como fazer cerveja verde

Comentários
32.719 visitas

cerveja verdeDepois do post de ontem, sobre o St. Patrick’s Day, recebemos alguns e-mails com dúvidas de como fazer a famosa cerveja verde, que muitas vezes acompanham a celebração desta festa irlandesa.

Fomos atrás desta informação e descobrimos que é mais simples do que parece, mas requer um pouco de prática, pois somente após alguns bons testes é que chega-se à tonalidade perfeita.

Colorindo a cerveja

A cerveja verde nada mais é que uma cerveja com adição de corante. Isso mesmo! Não leva outros ingredientes como folhas, vegetais ou muito mais lúpulo como alguns pensam. Quer colocar à prova, ao melhor estilo “Caçadores de Mitos“?

Pegue uma cerveja clara. Pode ser qualquer cerveja lager que temos em enorme variedade em nossos supermercados. Adicione corante verde, desses usados para colorir alimentos. Normalmente algumas poucas gotas, algo entre 1 a 6, são suficientes para colorir uma caneca de 500 ml. Para evitar ter que mexer a sua cerveja para misturar com o corante, coloque o corante primeiro no copo e despeje a cerveja por cima, da maneira tradicional como a cerveja deve ser servida.

Se a cerveja for de um amarelo mais intenso, como algumas cervejas premium, você também pode tentar colorí-la usando o corante AZUL, que combinado com a coloração AMARELA da cerveja, dá a tonalidade esverdeada.

A mesma tecnica pode ser usada também no momento de fazer a cerveja. Nunca fizemos o teste, mas o segredo fica novamente na quantidade de corante por litro de cerveja feita.

Agora, para colorir uma Guinness, talvez você tenha que usar corante suficiente pra deixar sua boca toda verde com poucos goles, e mesmo assim nao chegaria num verde brilhante e atraente. Mas como a idéia é experimentar, se tiver uma Guinness por perto, por que não fazer o teste?

Os corantes são baratos, geralmente não passam de 2 a 3 reais, podem ser encontrados em casas de artigos para confeitaria e devem ser os para alimentos, já que existem corantes para diversas outras coisas, como sabonetes, tecidos, etc, e esses não são comestíveis. Além disso, corantes para alimentos não tem cheiro nem sabor. Você não quer sua cerveja com gosto de tinta, não é?

Quem conseguir fazer a sua cerveja verde, mande-nos uma foto que colocaremos aqui no post para que todos possam ver.

9 Respostas para “Como fazer cerveja verde”


  • Tem aquela Dado Bier Ilex, elaborada com erva-mate, não tem? Nunca provei nem vi pessoalmente, mas parece que é uma cerveja esverdeada… aliás, muito interessante!

  • Será que o esverdeado da Ilex é corante também?! Pode ser, né?

  • A Ilex pode até ser levemente esverdeada, apesar de acharmos que não, mas de qualquer maneira, acredito que não chega nem próximo da tonalidade de verde das cervejas verdes usadas na celebração do St. Patrick’s Day.

  • A Ilex não é tão verde assim… Querem verde mesmo?? Tem a Crystal Lemon…

  • Uma vez num bar da zona sul do Rio de Janeiro, eu bebi um chopp verde, mas era diferente, o cara simplismente colocava 1 dedo e meio de licor Stock de menta, e completava com o chopp na pressão, fazendo a cerveja ficar verde e com um gosto suave de menta
    por sinal muito bom.

  • A Dado Bier Ilex é muito semelhante a uma Lager na sua coloração, apenas um pouco verde clara. A diferença está no sabor, levemente semelhante ao gosto de chimarrão, para quem está acostumado, como nós, gaúchos. Entretanto, na minha opinião, o gosto não é dos melhores, um pouco rançoso, que só vale pela curiosidade …
    Quanto à cerveja verde, já fiz o teste no passado tal como no comentário acima, colocando uma dose de licor de menta para uma garrafa de cerveja 600 ml. Eu e meus amigos apelidávamos de “cerveja klingon”, em homenagem a uns ETs do Jornada nas Estrelas … brincadeiras à parte, o gosto fica mais puxado para o licor (obviamente), e não gastaria meu tempo (e paladar) fazendo a experiência com alguma cerveja “confirmada”.

  • a cerveja contem corante amarelo?

  • Carlos, as cerveja nao tem corante amarelo, a cor vem do malte. Pode ate ser que algumas cervejarias coloquem corantes para obter um tom diferente, porem isso nao e’ usual.

  • É mais facil colocar menta..

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]