Curso de Processos Cervejeiros com Paulo Schiaveto

Comentários
1.277 visitas

cursoschiaveto7

Encerrou-se neste domingo a última edição do Curso de Processos Cervejeiros sob a batuta do mitológico mestre cervejeiro Paulo Schiaveto, cuja última pérola da sua lavra é a deliciosa Medieval . O evento reuniu cervejeiros com variados níveis de experiência na charmosa Academia de Ideias, em Belo Horizonte (MG).

Da matéria-prima ao envase, do cervejeiro caseiro à macro cervejaria, todo o processo foi discutido e detalhado, introduzindo toda a química e biologia necessárias da forma mais acessível possível. A marcante simplicidade pessoal de Schiaveto contribuía para que conceitos espinhosos se tornassem inteligíveis, falando em “precursores de diacetil”  ou “propriedades diastáticas” com a naturalidade de quem discute rótulos de cerveja na mesa do bar. Uma oportunidade ímpar de aprendizado com um nome internacionalmente conhecido e requisitado.

O curso ministrado pelo mestre cervejeiro atende a uma demanda crescente por conhecimento da comunidade cervejeira e atesta o momento particularmente agitado que o Brasil vive, com uma explosão de artesanais sedentas de qualidade. E todos ganham com isso: quem faz e quem consome boa cerveja!

Veja as fotos do curso.

Por Marcio Rossi, correspondente do BREJAS em Belo Horizonte.

3 Respostas para “Curso de Processos Cervejeiros com Paulo Schiaveto”


  • Dos cursos que já participei o do Paulo Schiaveto é sem dúvida o melhor, mais completo e objetivo. Algo condizente com a revolução cervejeira que estamos vivendo. O cara ensina mesmo, não retém informações.

  • É verdade grande Marco, ele faz questão de passar tudo que sabe e ele sabe muito, mas muito. Recolher aquele conhecimento foi pra mim como querer encher um canequinho nas quedas d’água de Foz do Iguaçu. Assimilei o que pude, vou repetir sempre que possível. E ver se volto com um caneco maior.

  • Tá faltando um curos desses aqui na região de campinas, teve o do landini a um tempo atraz, mas creio que foi mais um evento esporadico. Em quanto isso eu vou estudando por cnta propria e tirando duvida nas comunidades da internet.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]