Oktoberfest de Blumenau começa amanhã com cervejas especiais em todos os pavilhões

Comentários
1.817 visitas

OktoberfestBlu2013

Por Sady Homrich* para a Folha de S. Paulo

Maior festa alemã do Brasil completa 30 anos

A festa de cerveja mais famosa do Brasil chega à 30ª edição, bem diferente das primeiras, nos anos 1980.

Ela passou por reformulações conceituais e estruturais que visam, principalmente, a segurança. Segundo a estatística, nas últimas três décadas paulistas e paulistanos lideraram o ranking de visitantes da Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, seguidos pelos paranaenses.

O Ministério Público determinou o limite de permanência de 37.704 pessoas na Vila Germânica, espaço no qual é realizado o evento, e toda a segurança foi reavaliada. Até o famoso “chope a metro” ganhou nova versão com cerveja sem álcool, que estará à venda em todo o parque.

Artesanais dividem espaço com “mainstream”

O formato que garantia ao principal patrocinador a exclusividade das torneiras de chope terminou em 2005, quando foi inaugurado o Pavilhão das Artesanais, com pequenas cervejarias locais. A partir daí, houve mudança de comportamento do público, que passou a exigir diversidade e qualidade, decretando o fim do monopólio e da mesmice.

Agora, as quatro cervejarias regionais que participam da Oktoberfest, Bierland, Das Bier, Eisenbahn e Wunderbier vão dividir espaço com a Brahma, marca que assina o evento, nos três pavilhões.

Além disso, por determinação da organização, a AmBev deverá oferecer 20% de produtos que estejam de acordo com a Lei Bávara da Pureza, ou seja, sem adjuntos. Eu vou conferir de perto como isso será feito.

Por isso, não só o chope pilsen será encontrado nos pontos da Brahma. Os chopes Stella Artois e Brahma Black, presentes em anos anteriores, estarão de volta. A novidade será a presença dos chopes Bohemia Imperial e Brahma Oktober Weiss, fabricado e embarrilado especialmente para a festa. Além disso, uma representante da Oktober alemã marcará presença, a inédita cerveja Spaten Oktoberfest, de Munique.

Talvez por isso a tradicional cerveja Oktoberfest, da Eisenbahn, tenha sido vetada na festa. Mas você poderá degustá-la nos bares da cidade enquanto vê os desfiles, que também foram repaginados.

O primeiro será amanhã, dia da abertura da festa, que vai de 3 a 20/10. No site da Oktoberfest pode-se conferir a programação.

Serviço

Parque Vila Germânica – r. Alberto Stein, 199, Centro, Blumenau, Santa Catarina (entrada até R$ 20)

* Formado em engenharia química, Sady Homrich é especialista em cerveja e baterista da banda Nenhum de Nós. Em Porto Alegre (RS), organiza o encontro mensal Extra-Malte, sobre harmonização e novidades do mundo da cerveja. Esta matéria foi origonalmente publicada no site da Folha de S. Paulo.

0 Resposta para “Oktoberfest de Blumenau começa amanhã com cervejas especiais em todos os pavilhões”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]