Quaresma e cerveja

13 Comentários
34.260 visitas

pope-beer

É mesmo “proibido” beber cerveja na Quaresma?

por Mauricio Beltramelli *

Na Quarta-Feira de Cinzas inicia-se para os católicos o período de quarenta dias dedicados — ao menos em tese — a jejuns e orações. Na época da Quaresma, não raro, encontrarmos gente que adora uma cerveja, mas considera “pecado” beber durante esse período. Mas será que a história e a própria religião confirmam esse receio?

Festa grega

Pra começo de conversa, quem acha que o Carnaval é uma festa “tipicamente brasileira”, está redondamente enganado. Ele começou na Grécia há pelo menos 2.500 anos, e era uma festa dedicada a agradecimentos aos deuses pela fertilidade das terras. Somente no século XI foi que a Igreja Católica implantou a Semana Santa, que era antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

E, antes de começar cada Quaresma, já que a boa-vida ia acabar em razão dos jejuns, os cristãos daquela época enfiavam o pé no balde. A palavra “carnaval” está associada aos prazeres da carne (é o que significa, em latim, “carnis valles”, o primeiro nome da festa pagã).

Bebendo cerveja na igreja

Na Europa da Idade Média, como havia falta de água potável,  inúmeros mosteiros católicos produziam cerveja e vinho para alimentação dos próprios monges e dos peregrinos. Em época de Quaresma, na qual havia privação de alimentos sólidos, considerava-se que um jejum não era considerado quebrado se apenas se consumisse líquidos.

Dessa forma, a cerveja, desde sempre, estava liberada pela própria Igreja Católica. E era justamente nessa época em que se bebia ainda mais, com o aval do Papa!

Cerveja sem culpa

Portanto, em época de Quaresma, deixe de superstição e aprecie a sua cerveja. Mas que o aval papal não sirva de desculpa pra excessos: A onda é beber menos cerveja, de melhor qualidade!

————————-

*Mauricio Beltramelli é mestre em estilos de cerveja (Siebel-EUA), sommelier de cervejas (Doemens-Alemanha) e editor do BREJAS.

13 Respostas para “Quaresma e cerveja”


  • Legal esse post, não é porque estamos na Quaresma que não se pode beber, que é pecado etc. O importante é saber beber.
    E só uma correção litúrgica, a Quaresma começa na Quarta Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A semana seguinte ao Domingo de Ramos é a Semana Santa, que acaba no Domingo de Páscoa.

  • Na verdade os bons católicos que conheço que optam por abster-se da cerveja o fazem por uma espécie de jejum.
    De fato a igreja católica nunca proibiu a cerveja nem na quaresma e nem em qualquer outra ocasião, até onde eu sei.
    E os que se privam disso fazem por penitencia.
    E cá pra nós se abster de cerveja por 40 dias é um baita sacrifício.

  • Olá Daniel,
    Cabe confirmação de quem é melhor versado em liturgia da Igreja Católica, mas olhe o que diz a Wikipedia:
    “O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o
    Cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa.”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaresma
    Um abração.

  • 4 Aléssio Alonso Alves

    Me parece que o problema, pelo menos no século XIII, não era o consumo de bebida alcoólica em si, mas a embriaguez! E da embriaguez dos clérigos e não dos fiéis! O importantíssimo Quarto Concílio de Latrão (1215) atenta para esse problema e prevê a suspensão do ofício e dos benefícios dos clérigos que, após serem advertidos, se embriagassem. Sinal de que muitos clérigos estavam abusando da bebida!

    Segue o link com a tradução (do latim para o inglês) dos canons do Concílio: http://www.fordham.edu/halsall/basis/lateran4.asp

  • 5 Aléssio Alonso Alves

    Esqueci de destacar: a canon que trata do assunto é o 15.

  • 6 carlos jose vieira da silva

    Pecado é beber cerveja ruim,pecado é não apreciar uma boa cerveja sentir seu sabor.Existe cervejas feitas em mosteiros,eu acredito que eles apreciam melhor a cerveja doque muitos por aí,que não sabem beber,se beber na quaresma é pecado então sou um pecador.

  • 7 Lucas F. Zurwellen

    Seja ateu… é a solução de tudo!

  • Mauricio, deixe-me fazer uma pequena correção à sua correção.
    Não quero gerar polêmica nem discussões bestas, mas a Wikipédia não é uma fonte confiável de informações.
    Acho que o Vaticano entende melhor de liturgia que a Wikipédia, então numa pesquisada lá achei um documento onde diz num trecho:
    “Na sua duração de quarenta dias, a Quaresma possui uma indubitável força evocadora.”
    Fonte: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060301_po.html
    Aqui fala sobres os tempos do ano litúrgico: http://www.vatican.va/liturgical_year/liturgico_po/liturgico_po.html
    Só não vou ficar me prolongando muito aqui porque esse blog é de cerveja, não de liturgia.
    Mas acredito que deu pra entender né?
    Abração!!

  • Oi Daniel,
    Você tem razão, informação confirmada. Por via das dúvidas, editei o texto omitindo a data exata do término da Quaresma, já que não influi no assunto do artigo.
    Obrigado e um abração!

  • Sou do dito popular “O mal é o que sai da boca e não o que entra”.

  • So queria deixar uma comemntario que acrtedito que seja valido:na verdade a quaresma e tempo de jejum e penitencia e em nenhum momento nas passagem da biblia diz que não podemos beber. este tempo da quaresma e tempo fazer penitenciua e jejuar ou seja, deixar de fazer o que nos da mais prazer e gostamos muito e como apreciar uma boa cerveja e algo que nos da prazer e gostamos muito e que as pessoas abrem mão durante um periodo que e o da quaresma de consumi-la. deixo claro tambem que faço parte de uma confraria e nós decidimos jejuar durante um periodo e acredito que estesa quarenta dias não ira ira quebrar nenhum fabricante de cerveja…rsrs. e simples assim pessoal.

  • Desde quando beber uma cerveja é pecado? Tem tanta coisa grave por aí!

    Vamos lá:
    Pecado 1: Beber cerveja quente (no Brasil);
    Pecado 2: Beber cerveja ruim;
    Pecado 3: Beber e não me chamar !!!

  • Valeu Wellington, assino embaixo!!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]