Concurso Brasileiro de Cervejas anuncia novas regras para 2016

Comentários
1.968 visitas

ConcursoBrasileiroCervejas2

Dentre as principais mudanças está a criação da categoria experimental e do estilo Cerveja Brasileira. Competição terá também mais jurados internacionais.

O Concurso Brasileiro de Cervejas, maior e mais importante competição de cervejas da América do Sul, chega a sua quarta edição em 2016. Desde a primeira edição o crescimento em cervejas inscritas vêm superando expectativas e mudanças no regulamento tem sido fundamentais para acompanhar a evolução do concurso.

As mudanças foram realizadas com base no feedback dos jurados, das cervejarias e também em questões observadas pela própria organização no decorrer destes anos. “Todos os e-mails e sugestões encaminhadas foram analisadas e discutidas exaustivamente para que no final tenhamos a melhor formatação de regulamento para o Concurso Brasileiro de Cervejas de 2016”, comenta Amanda Reitenbach, diretora técnica do concurso.

Dentre as principais alterações está a criação da categoria experimental, destinada a cervejas que ainda não foram lançadas pela cervejaria, porém devidamente registradas no MAPA. Estas cervejas serão avaliadas pelos jurados junto com as outras inscritas no estilo. A premiação do estilo também continuará da mesma forma. “Teremos a The Best of Show que escolhe a melhor cerveja do concurso e o The Best of Show Experimental, entretanto as cervejas inscritas na categoria experimental não serão contabilizadas para a escolha da Melhor Cervejaria”, explica a diretora técnica.

Outra mudança é com relação a premiação da The Best of Show. Neste ano, as cervejarias devem indicar até cinco rótulos inscritos para participar da escolha da melhor cerveja do concurso. Além da indicação, os rótulos precisam ter recebido medalhas de ouro ou prata na avaliação dos jurados.

Outra grande novidade é inclusão do estilo Cerveja Brasileira, criado pela comissão organizadora do concurso. “Buscamos valorizar a grande variedade de ingredientes brasileiros que podem ser adicionados à cerveja”, comenta Amanda.

Além disso, a comissão organizadora destaca outros pontos importantes do novo regulamento como a mudança no número de garrafas enviadas; a obrigatoriedade de identificação em todas as garrafas enviadas para que cerveja inscrita não seja desclassificada; a proibição de inscrição da mesma cerveja em diferentes estilos e a importância de enviar junto com a cerveja condimentos, especiarias, frutas e qualquer outro ingrediente diferenciado utilizado na produção da cerveja, seja em formato de geleia, ou extrato ou outra forma que preserve as características do produto. “Este procedimento é de fundamental importância na análise da cerveja que está sendo julgada, principalmente se ela for avaliada por um jurado internacional”, destaca.

Para avaliar o grande volume de cervejas que devem participar do concurso, a comissão organizadora anuncia também um corpo de jurados maior e com mais participações internacionais. Nesta edição, são 21 convidados internacionais de 16 países. Juízes da Espanha, Bélgica, Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão, Itália, México, Chile, Finlândia, Uruguai, Venezuela, Polônia, Inglaterra, França, Holanda, Canadá e Alemanha irão compor as mesas do júri ao lado de 27 brasileiros.

O novo regulamento do VI Concurso Brasileiro de Cervejas já está disponível no site do concurso www.festivaldacerveja.com/concurso. Esclarecimentos e maiores informações no [email protected] .

Lista de jurados

ALEJANDRO BALDENEGRO (Uruguai)

ALEX CAMPANINI (Itália)

ALEXANDRE BAZZO (Brasil)

ALEXANDRE WECKL (Brasil)

ANA CAROLINA ODA (Brasil)

ANA PAULA ALMEIDA (Brasil)

ANA PAULA NOGUEIRA NICOLINO (Brasil)

ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA MACEDO (Brasil)

CARL KINS (Bélgica)

CARLOS RUIZ (Venezuela)

DANIEL WOLFF (Brasil)

DANIELA DE CASTRO DEZORDI (Brasil)

DANIELA VALVERDE (Brasil)

ELI COELHO JUNIOR (Brasil)

ELISABETH PIERRE (França)

FABIANA ARREGUY (Brasil)

FERNANDO CAMPOY OSSET (Espanha)

GIL LEBRE ABADE FRANCO (Brasil)

GUSTAVO MIRANDA (Brasil)

HERBERT SCHUMACHER (Brasil)

HUMBERTO FRÖLICH (Brasil)

JAIME OJEDA (Chile)

JAN LICHOTA (Polônia)

JOS BROUWER (Holanda)

JOSHUA OAKES (Canadá)

JUNGHOON YOON (Coreia do Sul)

KÁTIA JORGE (Brasil)

LEONARDO SEWALD (Brasil)

LEONARDO BOTTO (Brasil)

LUC DE RAEDEMAEKER (Bélgica)

MARCO FALCONE (Brasil)

MARCUS VINICIUS DAPPER (Brasil)

MATEO SANZ SANTOS (Espanha)

MAURICIO BELTRAMELLI (Brasil)

PABLO CARVALHO (Brasil)

PATRICK ZANELLO (Brasil)

PATRICK JOHNSON (Reino Unido)

PEKKA KÄÄRIÄINEN (Finlândia)

RICARDO CANABRAVA FRANÇA (Brasil)

RICARDO ANDRES SOLIS IBACACHE (Chile)

RICHARD RODGES (Alemanha)

ROBERTO ALVES DA FONSECA (Brasil)

RODOLFO VARGAS REBELO (Brasil)

RODOLFO MARIO ANDREUS VALDES (México)

SADY HOMRICH (Brasil)

SIMONMATTIA RIVA (Itália)

SUNSHINE KESSLER (Estados Unidos)

THEO FLISSEBAALJE (Holanda)

———————–

48 JURADOS

16 PAÍSES

27 JURADOS BRASILEIROS

21 JURADOS ESTRANGEIROS

Fonte: Science of Beer

0 Resposta para “Concurso Brasileiro de Cervejas anuncia novas regras para 2016”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]