O Peru, a cultura e as cervejas

Comentários
4.439 visitas

Por Jean Benetti.

Em uma viagem a passeio pelo Peru para celebrar o reveillon 2009-2010, ficando 7 dias, pude conhecer de perto a cultura daquele povo. Eu, minha esposa Daniela e minha cunhada Hellen. Ficamos na casa da família de uma amiga peruana, Mev, que morou até outubro de 2009 em São Paulo com a Hellen enquanto fazia seu doutorado. Claro que eu estava ansioso para conhecer as cervejas peruanas, as quais pesquisei anteriormente na internet  e no site do Brejas. Mas, mais do que isso, conheci a cultura acerca das cervejas, o que considerei até mais importante.
Minha experiência começou ainda no avião da TACA peruana, quando pedi uma cerveja e veio uma Brahma. Inicialmente fiquei decepcionado, pois se tratava de uma “brazilian corn beer” e eu queria pelo menos uma “corn beer” peruana. Mas logo percebi que se tratava de uma Brahma peruana. A ficha não poderia ter demorado a cair, pois eu já havia bebido a Brahma outrora na Argentina em 2007 e no Chile em 2008.

Brahma Peruana

Brahma Peruana

Assim que cheguei ao Peru dia 26, ainda meio perturbado pelo fuso horário, pois para nós seria meia-noite, enquanto lá ainda eram nove da noite, nosso motorista oficial em Lima, Michael,  irmão da anfitriã Mev, veio trazendo em suas mãos uma cerveja Cristal, a mais bebida pelos peruanos, pelo que pude constatar.

Cerveja Cristal, Dani e eu

Cerveja Cristal, Dani e eu

Michael então me ensinou o que achei mais interessante: a maneira como os amigos tomam cerveja. Naquela hora confesso que não entendi bem o ritual. Ele encheu o copo, passou-me a garrafa, bebeu a cerveja e balançou o copo em direção ao chão para que o líquido do fundo do copo fosse dispensado, entregou o mesmo copo em minhas mãos. Eu enchi o copo e logo em seguida ele pegou de volta a garrafa  enquanto eu bebia, desta vez ele ficou com ela nas mãos para que eu degustasse minha primeira breja em solo peruano.

A cerveja Cristal é uma Standard American lager de 5,0% de álcool, a garrafa (Botella em espanhol) possui 650ml. É mais amarga e ligeiramente mais encorpada que as nossas. Os peruanos consideram a cerveja brasileira aguada, podendo falar nos dias de hoje com propriedade, pois a Brahma está lá há alguns anos. Realmente eu concordo com eles nesse ponto de comparação das Standard.

No outro dia, estivemos na casa do cunhado da Mev, Rolando, vizinho da casa em que ficamos. Era seu aniversário. Almoçamos e ficamos para a festa de aniversário onde pudemos tomar várias e inusitadas bebidas: – Leite de tigre, é um caldo de peixe quente muito apimentado com amendoins; – Chicha morada, é um suco de milho roxo (variedade de milho peruano), o milho é cozido e o caldo depois de frio é adoçado, delicioso; – Inca-Kola, refrigerante amarelo-ouro e o mais consumido no Peru, desbancando até a Coca-Cola; – Pisco sour, bebida típica do Peru, feita de pisco (pinga da casca da uva), suco de limão, açúcar cristal e gelo, tudo batido no liquidificador e depois uma pequena pitada de canela por cima.

Leite de Tigre, Chicha Morada, Inca-Kola e Pisco Sour

Leite de Tigre, Chicha Morada, Inca-Kola e Pisco Sour

Finalmente chegamos à parte importante: a cerveja. A sala estava cheia de convidados e desta vez enfim eu entendi o ritual peruano para tomar cerveja entre amigos.
Colocamos a cerveja em nosso copo e passamos a garrafa para o próximo da roda que vai beber, este segura a garrafa até que terminamos de tomar, em seguida passamos O MESMO COPO para o amigo que segura a garrafa, ele enche então o copo passando novamente a garrafa para o próximo da roda que vai beber e assim sucessivamente. Caso haja uma mulher na roda, o homem deve segurar a garrafa para ela, a menos que ela queira ficar com a garrafa.

É o mesmo copo pra todo mundo. Eu como odontólogo poderia ter me desvencilhado do ritual, mas claro que eu quis entrar de cara na cultura peruana e não me importei. Quando tem muitos amigos na roda, normalmente eles tomam rápido para que o pessoal não espere muito e isso acaba contribuindo para que fiquemos bêbados com esses grandes goles. A cerveja esquenta um pouco com esse troca-troca e a garrafa sempre na mão de alguém, mas eles dizem que é bom para sentir o sabor da cerveja. Convenhamos, eles estão quase certos, apesar da cerveja deles ser mais amarga, continua sendo uma Standard American Lager.
Nesse mesmo dia, fui ao supermercado Plaza Vea e comprei uma garrafa de cada cerveja peruana que vi pela frente, além de algumas importadas por preços bem reduzidos comparados aos nossos aqui no Brasil.

Compra básica. Somente a Corona e a Flensburger Gold não são peruanas

Compra básica. Somente a Corona e a Flensburger Gold não são peruanas

Depois deste dia, segui 400km em direção ao sul de Lima e conheci as cidades de Pisco (reserva de Paracas, Islas Ballestras), Ica (deserto de Huacachina, oásis de Huacachina), Nazca (voo pelas linhas gigantes de Nazca). Foi uma aventura e tanto, mas como o que importa aqui é cerveja, estas eu deixei em Lima me esperando por três dias. Claro que neste passeio fui degustando cada uma que via pela frente. Uma delas foi a Cusqueña na beira do Pacífico a qual permitimos que nosso motorista do táxi, Sr. Pancho, tomasse um copo.

Cusqueña, Sr. Pancho e o Pacífico ao fundo

Cusqueña, Sr. Pancho e o Pacífico ao fundo

No Peru existe uma grande indústria cervejeira responsável por 85% do mercado nacional, a Backus. Eles foram aos poucos comprando as principais cervejarias do país, algo muito parecido com a AmBev aqui no Brasil. Estive no portão da Backus, mas não pude entrar devido ao grande esquema de segurança.

Portões da Cerveceria Backus

Portões da Cerveceria Backus

Depois que retornei à Lima pude degustar todas as cervejas e documentá-las com muito cuidado. Infelizmente, devido a correria da viagem, apesar de 1 semana, não pude visitar locais especializados em cerveja, tal como o Rinconzito Cervecero e outros mais, inclusive apontado pelo confrade Marcelo Vodovoz no dia do 1º encontro do Brejas. Apesar disso não perdi tanto, cervejas artesanais peruanas não são comuns, nesses locais eu encontraria muitas importadas, a grande vantagem ficaria no preço. Deixei de experimentar algumas Standard ou Premium American Lager regionais, como por exemplo a Arequipeña da região de Arequipa, ou a Iquiteña da região de Iquitos que talvez eu encontrasse nesses locais especializados.

1500ml de Zenda

1500ml de Zenda

Ao final da viagem bebi ao todo somente 13 cervejas peruanas: Cristal, Cusqueña Premium, Cusqueña Malta, Cusqueña de Trigo, Cusqueña Red Lager, Pilsen Callao, Pilsen Polar, Franca, Barena, Quara, Trujillo, Brahma e Zenda; além de algumas importadas. Todas as cervejas e minhas impressões foram incluídas no ranking do Brejas. Minha preferida foi a Cusqueña Red Lager.

Zenda, a Brahma Extra peruana

Zenda, a Brahma Extra peruana

9 Respostas para “O Peru, a cultura e as cervejas”


  • 1 Alexandre A. Marcussi

    Muito legal o relato, Jean! Fiquei pensando que talvez os peruanos não tenham muitas cervejas artesanais porque já estão cheios de bebidas muito peculiares! Caramba, fiquei com vontade de provar esse tal “leite de tigre”, deve ser uma coisa no mínimo curiosa! E a Inca Kola eu já queria beber, meu cunhado é fã incondicional dela…

  • 2 Mauro Renzi Ferreira

    Jean, era pra escrever somente um artigo e não um tratado… rsrsrs.

    Eu também gosto muito do Pisco Sour, já o bebi num bar aqui de São Paulo.

    E não se importe de não ter seguido os conselhos do Vodovoz, pois ele é rico e você não é… rsrsrs

    Abraços e parabéns.

  • Rapaz, até parece que fui nessa viagem! Precioso relato, ilustrado ainda! Parabéns!

  • 4 marcelo vodovoz

    ei ei ei, olha a confusão ai!!
    eu indiquei justo o supermercado que vendia as corn beer s e importadas! nao sei desse rinconzito nao…

    Mauro, eu, estagiario em geografia na prefeitura sou rico, o jean dentista é pobre. nao me parece verdadeiro…

  • 5 Mauricio (BREJAS)

    Muito bom!!!
    Mas melhor que isso é dividir um pouco da experiência de viagem do Jean, que gentilmente me presenteou com uma Cusqueña no 2o. Encontro do BREJAS!
    Um abração!

  • A Barena não seria hondurenha???

  • é outra barena.

  • Pessoal, eu estava viajando, cheguei ontem a noite e somente agora pude ver minha matéria. Muito o brigado a todos os confrades que deixaram suas impressões aqui.

    Caio, se você entrar no site da Backus verá que a Barena é também produzida e engarrafada no Peru, assim como a Heineken aqui no Brasil.

    Mauro e Marcelo, eu também não sou rico, hehehe, apenas estou gastando tudo o que posso e não posso com viagens. Nesta fase de minha vida (antes de ter nosso 1º filho) estamos aplicando nosso dinheiro em “boas lembranças” (viagens).

    Marcussi, o leite de tigre é extremamente apimentado. Depois de tomar meio copinho, tive que beber muita chicha morada.

  • 9 Leonardo Haddad

    Fala Caboco…. Jean.
    Muito bem Primo – Show de bola esta viagem, as Brajas então nem se fala, pena nao estar junto pra te ajudar no combate….rsrsr
    A unica estranha coisa foi o lance do rodizio de copo, ainda prefiro minha boa e velha “Caneca do Guarani”…rsrsr com minha propria baba….kkkk
    Abraço e até a proxima viagem.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]