O melhor chope da Terra do Chope

Comentários
651 visitas

coloradomau2.JPGcoloradologo.JPG 

Por todo o país se comenta que Ribeirão Preto detém o título de Terra do Chope em função da mítica cervejaria Pingüim, que serve há décadas o chope da Antarctica. Na contramão do senso comum, aproveitando uma das minhas idas freqüentes a Ribeirão, no final de semana passado resolvi conhecer o Cervejarium, que é o pub da Cervejaria Colorado, natural da cidade.

Foi na festa de lançamento da revista Beer, do Xavier Depuydt, que fomos apresentados ao Marcelo Carneiro, bem em frente à chopeira da cerveja que produz. Com certeza ele não se lembra da turma do BREJAS, mas nós nos lembraremos sempre do primeiro gole da Indica, a fabulosa breja que é a estrela da Colorado, a qual, segundo nos informaram, é bem cotada no Pocket Beer Guide do falecido crítico Michael Jackson.

O pequeno Cervejarium parece um bar como outro qualquer de Ribeirão Preto, com mesas de plástico na calçada e público descontraído. É dentro da carta de cervejas que está o seu verdadeiro diferencial, recheado de preciosidades do mundo todo. Destaque para as belgas (Chimay, Rochefort, Westmalle, Karmeliet, etc.) e as artesanais brasileiras (Eisenbahn Lust e Falke Monasterium incluídas).

On tap, é hora de esquecer o aguado chope do Pingüim. Queira mais. Escolha entre os quatro tipos de chope da casa, a saber:

  • INDICA – Do tipo India Pale Ale, é produzido com adição de rapadura(!) na fermentação. Âmbar-avermelhado, encorpado, lupulado, notas de torrefação, café, chocolate e malte. Delicioso.
  • APPIA – Chope de trigo com adição de mel(!!). Refrescante e com um ótimo corpo.
  • CAUIM – Chope do tipo Pilsen, com adição de mandioca(!!!), leve, saboroso, maltado e não menos refrescante.
  • NEGRA – Versão Dunkel da Cauim, não disponível em garrafa.

Se é que se pode dizer algo desfavorável ao Cervejarium é a complicada logística para adquirir as cervejas em garrafas. No dia da visita, não havia exemplares disponíveis. Implorei ao staff, no que mandaram trazer da fábrica uma caixa com 7 Indica e 3 Cauim. A Appia estava em falta, o que prejudicará a atividade degustativa da turma do BREJAS. Mas haverá remédio. Qualquer dia desses vamos aceitar o convite feito pela maître do Cervejarium e conhecer a fábrica da Colorado.

Na opinião deste humilde escriba, o título de Terra do Chope dado a Ribeirão Preto deve permanecer, mas as glórias não cabem apenas na conta da Pingüim.

MAURICIO BELTRAMELLI

—————-Mais fotos do Cervejarium——————-

coloradocervejarium4.JPG

 Pegando no batente. Vida de degustador tem seus espinhos…

coloradocervejarium2.JPG

O freezer e o sonho…

coloradonegra.JPG

Colorado Negra

coloradomau1.JPG

 Este escriba dando uma força na logística da Cervejaria Colorado

—————————Para saber mais———————————

5 Respostas para “O melhor chope da Terra do Chope”


  • Valeu Mau ! Como sempre servindo de farol e nos mostrando o caminho seguro de uma degustação de qualidade ! Fiquei com água na boca para degustar um chope colorado !
    Êta vida boa esta de confrade do brejas ! E pussta caminhãozinho lôco meu !

  • Valeu Maurício, mais uma dica de local que não conhecia. Sou do Rio, mas morei em Campinas, gostaria de um comentário seu qualquer dia destes sobre o Giovanetti e seu chopp cremoso (agora é da Nova Schinn, mas continua incrivelmente bom) e seus famosos sanduiches, com destaque para meu preferido, o psicodélico. Abs

  • […] local da degustação foi o excelente bar Cervejarium, em Ribeirão Preto, cujo proprietário é o dono da Cervejaria Colorado, o amigo Marcelo Carneiro […]

  • Olá,

    Me desculpe, sou de Ribeirão, já fui várias vezes no Cervejarium e, além de ser péssimamente atendida, me desculpe novamente, o chopp de lá não chega nos pés do chopp do Pinguim…já experimentei todos e realmente não acho graça nem da cerveja quanto do chopp Colorado….o charme lá é realmente degustar cervejas de outros países e tipos, mas colcoar o chopp colorado a mesma altura do chopp do Pinguim, vc pecou, me desculpe. Já tomei chopp no Brasil inteiro e pra mim o chopp do Pinguim é o melhor…aguado, não concordo, sua cremosidade é superior e deliciosa. Por favor, vá lá e peça para olhar a serpentina, já coméça daí a diferença na qualidade…e o atendimento, mas vá no do centro, pois os outros são “balela”, incluindo o de Belo Horizonte.
    Esta é a minha opinião.
    Parabéns pelo blog.

    Abraços.

  • SE VOCÊS ESTÃO EM RIBEIRÃO DEVERIAM ESPERIMENTAR O MAIS
    NOVO DO MERCADO O CHOPP KREMER, GARANTO QUE NÃO IRÃO SE ARREPENDER.

Os Comentários estão suspensos.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]