Teste Cego de cervejas de trigo em MG

Comentário
2.719 visitas

testecegoweizenmg

Texto e foto por Marcio Rossi, correspondente especial do BREJAS em Minas Gerais.

Domingo de sol, cerveja gelada e amigos reunidos. Bastaria para que tivesse sido um dia memorável. Mas teve mais.

De um bate-papo cervejeiro entre os amigos Gabriela, Patrus, Adriano, Luiz e Marcio surgiu a idéia de realizar degustações cegas. Na primeira o grupo se reuniu para avaliar IPA’s. O aprendizado foi tão intenso e a degustação em si tão divertida que naquela noite resolveu-se que a próxima seria uma de hefeweizen (brejas de trigo).

Aí a coisa foi tomando forma e o grupo crescendo. Chegou o dia e eis que éramos já 13 degustadores. Foram selecionadas 4 opções nacionais e 4 importadas. Os biólogos Gabriela e Patrus novamente impressionaram com uma apresentação riquíssima sobre o estilo. Felipe e Carol Viegas gentilmente ofereceram sua acolhedora casa em Nova Lima/MG na qual receberam os convivas em um espaço todo decorado em motivos cervejeiros e com jeito de pub.

Após duas horas de trabalho “árduo”, o resultado.

Uma diversão adicional foi proporcionada pelo festival de palpites que, após anúncio dos rótulos, revelou as deliosas surpresas de uma degustação cega: cervejas “do coração” com avaliações regulares e cervejas indiferentes alçadas ao posto de favoritas. Livres do poder de sugestionamento do rótulo, tivemos Weihenstephaner – considerada referência do estilo para muitos – relegada à quarta colocação enquanto a recém lançada mineira Falke Weiss disputou palmo a palmo a liderança com a tradicional Paulaner, vencedora final.

Segue o resultado, tendo sido avaliados visual, aroma e sabor, com peso 1 ao primeiro, 2 aos restantes, escala final de 1 a 5:

Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb 3,62
Falke Weiss 3,52
Franziskaner Hefe-Weissbier Hell 3,48
Weihenstephaner Hefe-Weissbier 3,40
Erdinger Urweisse 2,97
Austria Bier Weiss 2,80
Backer Trigo 2,47
Bohemia Weiss 2,15

Após tanto trabalho duro, todos puderam relaxar em churrascão regado a Falke Weiss e Falke Red Baron, com direito inclusive ao desfile das campeãs, que consistiu em um brinde comunitário com a Falke Weiss no copão de 3 litros da Paulaner (foto acima).

Diversão e aprendizado da melhor qualidade.

1 Respostas para “Teste Cego de cervejas de trigo em MG”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]