Especula-se que a cervejaria conhecida como "Lowenbrau" ("lowen" significa "leão" em alemão) exista desde 1383 - muito antes de ter este nome.
Localizada em Munique, sul da Alemanha, sua primeira menção escrita data de 1746 nos registros de impostos do município. É também dessa época que veio o símbolo do leão, dado o fato que alguns afrescos na instalação continham figuras referentes à história bíblica de "Daniel na cova dos leões". Mas as mudanças que fariam dela a primeira cervejaria industrial de Munique só vieram mesmo a acontecer em 1818, quando o camponês e mestre-cervejeiro Georg Brey assumiu o controle e a transformou numa empresa.
No decorrer dos anos a "Lowenbaru" foi adquirindo outras cervejarias locais menos conhecidas até que em 1997 se fundiu com as conterrâneas "Spaten-Franziskaner". Em 2003 foi comprada pela "Interbrew" que mais tarde se tornaria a atual AB InBev.
ORIGINAL
Simplesmente uma das mais tradicionais representante do estilo 'Munich Helles'.
Dourada e brilhante, forma um dedo de espuma branca de baixa retenção.
Aroma suave de malte e lúpulo sublinhado pela presença da levedura. Notas de palha e panificação precedem delicada brisa floral/herbácea.
Na boca, corpo baixo-médio e carbonatação intermediária. Dominante traço de malte, remetendo a pão e cereais, proporciona leve doçura seguida por um amargor contido. Pitadas florais pincelam o final essencialmente maltado, sobrando um retrogosto com rastros de levedura.
Agradável, refrescante, mas não tão vívida quanto nos biergartens da Baviera. Talvez trocar a versão importada por algo mais fresco, como uma 'Helles' ou 'Pilsener' artesanal nacional, seja melhor negócio.