COR: dourada, límpida, carbonatação aparente.
ESPUMA: branca, alta formação, média-baixa sustentação, mantém uma película final.
AROMA: malte, mel, biscoito, caramelo, pão, cereais, milho, metálico.
SABOR: malte, mel, biscoito, caramelo, cereais, milho, lúpulo, tostado, carbonatação alta, corpo baixo.
A Hofbraü foi uma das primeiras cervejas alemãs, junto com a Erdinger, que me iniciou no mundo das cervejas especiais, mas diferente da outra, esta nunca freqüentou muito meus copos, embora facilmente encontrada em vários pontos de venda (e o continua até hoje), com poucos exemplares disponíveis, creio que isso tenha contribuído pela falta de interesse nela. Já havia experimentado a sua versão Oktoberfest antes e depois de vários anos finalmente a avalio. No mug da HB, que foi o primeiro recipiente que iniciou minha coleção de utensílios cervejeiros, despejou um líquido dourado e límpido, com exagerada formação de espuma, de aspecto fofo e aerado, mas com mediana para baixa sustentação, restando ao fim uma fina camada. Completamente maltada, tanto no aroma quanto no sabor, com o mel muito destacado, e sempre permeando e com o gole terminando tostados, é uma cerveja muito fácil de beber, leve, de textura meio aguada, pouco de amargor, facilitada a drinkability pela presença de cereais não maltados e milho perceptíveis, leve presença do lúpulo floral no sabor, dando um toque a mais, embora breve. Seu sabor é melhor que o aroma, foi feita para agradar as massas e deixar a caneca sempre cheia.