Dia frio, beber um destilado? Não, preferi abrir a Rochefort 10, com seus mais de 11% de teor alcoólico, que já havia comprado fazia 2 meses, pra esquentar um pouco.
Ao abri-la, logo percebe-se um forte aroma perfumado, delicioso, mas decidi analisar sua aparência primeiro. Coloração marrom escuro, quase negra, de líquido bem opaco que, quando colocado em contra-luz, se apresenta com um degradê magnífico, matendo uma coloração quase preta no fundo que vai clareando até a boca do copo, tornando-se marrom-caramelo. O creme beje é denso e persistente, de formação mediana e longa duração, marcando as laterais do copo e deixando uma fina camada sobre o líquido. O aroma é indiscutivelmente sensacional e complexo: perfumado, floral, trazendo caramelo e chocolate intensos, frutas secas como ameixa e nozes, notas suaves de torrefação e café, além de madeira, tudo muito harmonioso, mas com destaque aos aromas adocicados. O sabor segue o ótimo aroma: predominantemente adocicado e com o álcool sempre presente, mas sem exageros, sem agredir ou ser enjoativo. A entrada traz muito caramelo e chocolate amargo (cacau), evidenciando o lúpulo na medida certa. Mantendo um pouco o líquido na boca percebe-se bastante ameixa, notas de nozes, uva, e suave torrefação, lembrando café fraco. O final é picante, trazendo um pouco mais de amargor, com o álcool e o adocicado equilibrando o conjunto. Retrogosto seco, amargo e doce, picante e alcoólico, que permanece na boca por bastante tempo. Possui média carbonatação.
Breja excelente, ficando entre as 3 melhores que já conheci, à frente de rótulos como a La Trappe Quadruppel e Wäls Quadruppel (esta última bem abaixo do que eu esperava). Muito encorpada e de textura altamente licorosa, essa breja é mais que uma bebida, é quase um alimento. O predomínio evidente do sabor adocicado, juntamente com o álcool sempre presente não prejudicaram o conjunto, ao contrário deram personalidade a ela. Aroma e sabores complexos, com lúpulo e amargor na medida certa, uma sensação única para quem a degusta. Realmente excelente!