Estava fuçando em minha pasta de viagens e encontrei escrita em um guardanapo a avaliação da trappistes Rochefort 10, sendo que eu imaginava que já tinha avaliado a cerveja há 2 anos atrás. O que chama a atenção é o preço destas cervejas em supermercados, eu ficava perdidão!
-Aparência: coloração escura marrom, quase preta e bolhas visíveis, além de um creme bege de dois dedos que se reduz rapidamente a uma fina camada de bolhas.
-Aroma: maltes torrados com frutas secas, uva passa, maçã, ameixa além de chocolate e caramelo com adocicado de toffee.
-Sabor: acompanha o aroma, frutas escuras, cerejas, passas, ameixa e maçã, chocolate e açúcar mascavo. Mais doce do que a Rochefort 6 e a Rochefort 8, porém não a torna enjoativa.
Tato: corpo com média viscosidade, cremosa, possui quantidades moderadas de carbonatação e retrogosto amargo leve, adstringente e adocicado moderados com média duração.
-Conjunto: o álcool aparece pouco apesar de 11,3% ABV. Complexidade agradável e equilibrada, possui média drinkability.