Detalhe da Avaliação

4.2 280
Bélgica
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
18 de Agosto de 2008 69694
(Atualizado: 11 de Janeiro de 2013)
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
A Tripel Karmeliet é do estilo Belgian Tripel (sub-estilo do Belgian Strong Ale), que caracteriza cervejas de alta fermentação, claras ou escuras, equilibradas, saborosas, complexas, alcoólicas e que utilizam na receita algo como 3 vezes a quantidade habitual de malte. Com mais "alimento" as leveduras permanecem em ação por mais tempo e o resultado é uma gama maior de aromas, sabores e álcool, por exemplo, do que numa dubbel e menor do que numa quadruppel, em regra. A receita da Karmeliet leva três grãos nobres: trigo, aveia e cevada.

Diz-se que a receita remonta aos idos de 1679, época em que era produzida num Convento de Irmãs Carmelitas na cidade de Dendermonde, norte da Bélgica. Atualmente é fabricada pela Cervejaria Boostels, cuja história vem desde 1791 na cidade de Buggenhout (distante 10 km de Dendermonde). No portfólio há a mítica Deus e a Kwak com sua taça "sui generis".

Mais uma representante do seleto grupo das "25 imperdíveis" a breja vem numa garrafa de 330ml, com belo rótulo colorido ornado com textos em letras medievais e estilizado com freiras no campo de uma fazenda realizando a colheita de cereais. No contra-rótulo há referências a prémios recebidos, temperatura de serviço e demais informações.

Vertida na taça revelou um líquido com coloração dourado claro, translúcido, com espuma branca, espessa, consistente, de ótimas formação e persistência, que deixou rendas nas laterais e que manteve uma tampa residual até o final. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma é complexo e frutado, tendo apresentado pronunciadas notas de baunilha, malte, cítricos (limão e laranja), cravo, reminiscências de damasco e leveduras e algum lúpulo floral.

O sabor é igualmente complexo, próprio das tradicionais receitas belgas. No paladar o líquido aveludado (por conta da aveia) apresentou iniciais notas maltadas e adocicadas de mel, pêssego e banana, além de especiarias (coentro), leveduras, talvez algum sutil lúpulo herbal e álcool cujos 8,4% de ABV é discreto. O final é bastante seco, amargo e longo. A carbonatação é de média para alta e o corpo é leve. A drinkability é espetacular!

É difícil imaginar como tanta complexidade pode redundar em um conjunto de soberbo equilíbrio e que proporciona uma degustação tão prazerosa.

Degustação obrigatória!

Detalhes

Degustada em
10/Janeiro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
www.clubedomalte.com.br
Preço
R$ 18,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .