Minha primeira e única, até agora, Saison experimentada.
Uma exemplar da famosa cervejaria St Feuillien, para quem não conhece a Brasserie St Feuillien é comandada pela família Friart, que possui tradição em fabricar cervejas desde 1873 na cidade belga de Le Roeulx. O nome da cervejaria foi inspirado em um monge irlandês de nome Feuillien, que emigrou para o continente para pregar o evangelho durante o século VII. Em 1665, enquanto viajava pela região onde hoje fica a cidade de Le Roeulx, Feuillien foi martirizado e decapitado. No local do martírio, os discípulos de Feuillien construíram uma capela que tornou-se a Abadia de Prémontrés, que tempos depois se tornou a Abadia de St Feuillien du Roeulx. Nas garrafas da St Feuillien podemos ver a inscrição de ANNO 1125 devido à data de criação da Abadia. Durante séculos os monges conservaram a tradição da fabricação de cervejas até que tempos difíceis forçaram o seu fechamento depois da revolução francesa.
A Família Friart conservou esta tradição de fabricar cervejas e já faz este trabalho a quatro gerações. A Brasserie St Feuillien iniciou como Brasserie Friart e somente assumiu o nome atual no ano 2000. A Brasserie Friart fechou suas portas entre 1980 e 1988 e durante este tempo as cervejas foram produzidas pela Brasserie Du Bocq.
Descrição:
Coloração dourada escura, levemente turva, mimetizando uma witbier.
Espuma branca de média formação e duração que marca as laterais do copo, como visto na foto anexa.
Aroma bem sutil do cítrico e frutado da laranja e do limão, com certas notas condimentadas.
Sabor inicialmente mesclado do cítrico e frutado de laranja, bem como um leve encorpado que parece de trigo e banana, bem como de cravo e com final condimentado talvez de coentro.
No meio pro final do gole a percepção da acidez se aflora e continua nos demais goles.
Final picante e condimentado.
Não achei o álcool tão perceptível apesar dos 6,5% o que foi positivo.
Conjunto extremamente leve, doce e refrescante. Não sei se poderia tornar-se enjoativa pois bebi apenas dois copos.
Carbonatação média.