A cervejaria Van Steenberge fica na pequena vila de Ertvelde, município de Evergem, Bélgica.
Fundada em 1784 por Jean Baptise De Bruin, foi inicialmente chamada de De Peer.
Jean faleceu cedo e sua esposa assumiu o negócio. Anos mais tarde, após a morte da esposa, a cervejaria foi herdada por um primo dela, Jozef Schelfaut, que já executava o papel de mestre cervejeiro na fábrica.
Com a morte de Jozef, a cervejaria ficou para sua filha, quem então se casou com Paul Van Steenberge, um professor de microbiologia. Em 1919, Paul mudou o nome da cervejaria para Bios. Seu filho e, mais tarde, seu neto, foram os herdeiros posteriores. Em meados de 1960 a cervejaria finalmente recebeu o nome da família: Van Steenberge.
Hoje, sob o comando da sétima geração, a empresa exporta para diversos países do mundo.
PIRAAT
Lançada em 1988, trata-se de uma Belgian Golden Strong Ale fermentada com levedura de vinho e refermentada na garrafa.
Líquido translúcido de coloração âmbar. Na taça, forma um dedo de creme branco, denso, de longa duração.
Aroma predominantemente frutado, com toques fenólicos e florais em segundo plano. Notas de pera e maçã se destacam. Faltando pouco mais de um mês para vencer, certa oxidação também aparece.
Na boca mostra corpo alto e elevada carbonatação. Sugestões de pera e maçã do amor seguem amparadas por razoável dulçor maltado; um apimentado leve pincela de fundo. Álcool acalenta na medida certa. O final chega frutado e condimentado, suavemente adocicado.
O bacana desse tipo de cerveja é que - mesmo já tendo perdido o frescor (lúpulos quase totalmente apagados) - consegue ser ainda boa, mas de outro jeito. Seu caráter frutado e maltado acabou ressaltado e a experiência se manteve excelente.