O mais legal dessa pequena cervejaria belga é o Elfo ou Duende de Ardenas. Típica personagem mitológica saxônica, muito forte nas florestas da Bélgica, ele aparece em todos os rótulos da Brasserie L'Achouffe, sempre colhendo ervas e lúpulo. Com as garrafinhas pequenas e bojudas que a cervejaria, forma um conjunto irresistível: dá sede na hora. E o melhor: as cervejas também são incríveis. Essa Mc Chouffe é uma Belgian Dark Strong Ale com ervas e especiarias que se traduz em uma cerveja ao mesmo tempo complexa e fácil de beber. Belíssima apresentação e com grande equilíbrio entre a força do malte tostado e das leveduras belgas. Destaque para as notas frutadas que proporcionam um caráter especial à essa pequena grande cerveja.
Na taça mostra um liquido castanho escuro, fechado e com um creme bege denso, de excelente formação e persistência, que deixa belos laces no vidro.
No aroma uma bela complexidade do malte com a levedura. Toffee, frutas secas, algumas notas licorosas e uma picardia fenólica muito bem colocada. Se não absurdamente intenso, muito agradável.
O sabor o toffee e até alguma açúcar belga fazem uma base adocicada mas algumas notas licorosas, frutas vermelhas e ameixas combinadas à notas levemente azedas e um pouco de craco e pimenta, acabam junto por proporcionar um belo equilíbrio. O final é levemente seco e picante. Aftertaste contrastando notas doces, com cerejas e frutas levemente azedas.
Corpo sedoso e carbonatação evidente.
Vale!