Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 101
Brasil
Marketing CSC
Marketing CSC
10 de Dezembro de 2012 24492
(Atualizado: 01 de Abril de 2019)
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Foi em 2004, na capital gaúcha, que dois amigos formados em arquitetura decidiram começar a fabricar cerveja. Nascia assim a "Coruja", um dos grandes nomes no atual cenário brasileiro de cervejarias artesanais. Há cerca de dois anos e meio, no entanto, a produção foi transferida para a cidade catarinense de Forquilhinha, mais especificamente na fábrica de uma outra cervejaria artesanal, a "Saint Bier".

A linha "Fora de Série" é um projeto que reúne três rótulos desenvolvidos em parceria com três diferentes pessoas ligadas à área cultural. Poucos sabem, mas a "Coruja" tem tradição em apoiar e divulgar artistas, exposições, filmes, eventos de arquitetura, etc. Cada um desses rótulos tem por base estilos diferentes, mas todos eles levam sempre algum ingrediente especial que os tornam únicos. Assim, como o próprio nome diz (Fora de Série), esses três rótulos compõem um catálogo à parte das cervejas já produzidos "em série" pela Coruja.

O terceiro e último rótulo da linha "Fora de Série" é um golpe que vem a cavalo. Do alto de seus 11,5% de teor alcoólico, a "Coice" é uma 'doppelbock' com um punhado a mais de malte, o que a torna, em tese, uma espécie de "tribock". Para completar a insólita receita, há ainda o acréscimo de paus de canela e generosa lupulagem, o que crava seu amargor na casa dos 69 IBU's. Todo o conceito da cerveja é resultado da parceria com Caé Braga, artista plástico que, entre outras obras, tem especial gosto em produzir variadas esculturas de cavalos.

Líquido turvo, translúcido, cor de cobre avermelhado. O colarinho é bege escuro com média formação e duração.

O aroma traz notas de malte tostado, caramelo, côco queimado, nozes, lúpulo, álcool e uma pitada de canela. Inebriante.

De corpo turbinado, na boca se mostra semi-licorosa com média carbonatação. Malte tostado, caramelo e açúcar queimado engendram moderado dulçor que é rapidamente contraposto pelas notas condimentadas da canela e o intenso amargor dos lúpulos. Surpreendentemente, o álcool está muito bem inserido no contexto da cerveja e em nenhum momento soa excessivo. O final é quente, porém equilibrado, com boa interação entre malte tostado, caramelo, canela e a resinosa adstringência dos lúpulos - sensação esta que perdura até o retrogosto, muito persistente.

Cerveja ideal para ser apreciada vagarosamente, quase como um aperitivo. Além disso, tudo indica ser ótima opção na harmonização com carnes, molhos agridoces e até mesmo sobremesas. Não obstante, recomenda-se cautela em sua degustação.

Detalhes

Degustada em
13/Setembro/2013
Envasamento
Volume em ml
300 ml
Onde comprou
Suspiro Restaurante - Paraguaçu Paulista - SP
Preço
R$ 14,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se