Quem diria que em tempos de #mimimilho (expressão que denota o chororô do consumidor em relação a cervejas que levam milho) justamente a Ambev - maior fabricante de lagers com milho - apostaria numa versão de sua popular Skol sem a presença do odiado grão? Pois é, isso aconteceu!
SKOL ULTRA
Lançada sem grande alarde no final de julho, o rótulo propõe uma 'American Light Lager' "puro malte" com menos calorias, menos carboidratos e teor alcoólico reduzido. Entre os ingredientes estão malte de cevada, lúpulo e diversos aditivos químicos.
Vendida em versões de lata (310 ml) e long neck (275ml), ela ostenta ainda o símbolo dos jogos olímpicos Rio 2016. Talvez a razão disso seja anunciá-la como uma opção mais "saudável" e refrescante durante os jogos.
Amarela clara e brilhante, exibe média formação de colarinho branco de baixa retenção.
Praticamente neutro, o aroma denota sutil presença de malte e lúpulo, via notas de pão e uma pitadinha floral.
Conforme o esperado, na boca tem corpo leve, altamente crocante. Suave traço de malte e fermento tangenciam sabores de pão e bolacha 'cream cracker' - a despeito da sensação aguada. Final seco, limpo, de amargor mínimo.
Evidentemente, trata-se de um estilo ingrato que, "per se", já não é muita coisa. Mas se o objetivo é refrescar de maneira um pouco mais digna, sem aqueles 'off flavours' fortes, a AMBEV está de parabéns.
Resta agora aguardar a recepção do mercado, uma vez que os fãs de artesanais torcerão o nariz e consumidores de lagers comuns podem não ver vantagem em pagar mais por uma cerveja com menos álcool.