Consolidada como um dos mais aclamados nomes do atual cenário nacional de cerveja artesanal, a Cervejaria Escola Bodebrown surgiu em 2009, na capital do Paraná, Curitiba. Sucesso absoluto de críticas tanto por parte de amadores quanto de especialistas, o reconhecimento pela qualidade e ousadia de suas cervejas é unânime. Tal reconhecimento tem inclusive vindo em forma de premiações conquistadas em concursos nacionais e internacionais. Fruto dos esforços da paranaense Andrea Cordeiro Pinto e do pernambucano Samuel Crhistophe Cavalcanti Cabral, a cervejaria tem como símbolo o bode - animal que tradicionalmente habita o sertão nordestino.
Sempre ativa, a empresa não só fabrica, mas também ministra cursos sobre produção cervejeira, harmonização, 'homebrewing', além de comandar eventos culturais/gastronômicos como o "Beer Ranch" e "Beer Train".
TRIPEL MONFORT
Cerveja do estilo 'Belgian Tripel' com adição de especiarias como pimenta rosa e grãos do paraíso - planta da família do gengibre natural da costa oeste africana. O rótulo foi batizado em homenagem ao cervejeiro belga Jacques Bourdouxhe, quem viveu parte de sua infância perto do Castelo de Montfort em seu país natal.
Líquido translúcido amarelo acobreado, deixando sedimentos no fundo da garrafa. Na taça exibe espuma branca de boa formação e considerável duração.
Aroma bastante frutado, salpicado por traços florais, condimentados e leve azedume. Notas de pêssego em calda e maçã vêm à frente, mantendo ao fundo lembranças de coentro e ácido lático.
Na boca revela corpo médio e carbonatação elevada, com significativo dulçor e calor alcoólico. Reminiscências de pêssego e maçã verde acompanham uma acidez suave, remetendo inclusive à bebidas tipo "Keep Cooler". Rastros de especiarias marcam o final picante, ácido e frutado. Uma sensação perfumada de álcool compõe o retrogosto.
Com base nas diversas vezes que pude provar desta cerveja, sinto-me seguro em afirmar que o exemplar degustado não está dentro de seus parâmetros normais. Todas essa acidez e notas de maçã não costumam se destacar tanto, predominando uma doçura indulgente. Apesar disso, a experiência se manteve tão agradável quanto antes. Vale provar.