Em 1912, o descendente de imigrantes dinamarqueses Alfredo Claussen começou a produzir sua receita de lager clara intitulada Therezópolis - nome este derivado da própria cidade em que ele morava e a fabricava (Teresópolis), na região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Porém, seis anos depois, sua produção teve de ser interrompida por causa da Primeira Guerra. Isso porque a importação de lúpulo se tornou inviável devido ao rompimento das relações diplomáticas do Brasil com o bloco germânico.
Já no ano 2000, o neto do Sr. Claussen, Marco Antonio Frederico, conseguiu resgatar a receita original de seu avô. Assim, em 2006, era inaugurada a cervejaria St Gallen e com ela renascia a antiga Therezópolis.
Em 2021, por sua vez, a empresa foi adquirida pelos grupos Coca-Cola FEMSA e Andina.
SAPHIR
Session IPA feita com malte de cevada, aveia e lúpulo. 30 IBU.
*Unidade produzida sob contrato pela Indústria Nacional de Bebidas (INAB) em Toledo (PR).
Dourada e brilhante, forma dois dedos de espuma branca de longa persistência.
Aroma dominante de lúpulo cítrico/frutado, remetendo a lima-da-pérsia, limão maracujá e manga. Discreto toque de cereais, advindo do malte, fica de fundo.
O sabor confirma o aroma ao destacar notas de lima, raspas de limão, leve maracujá e manga. Nuances de cereais e miolo de pão acompanham. Um amargor firme puxa o final seco, predominantemente cítrico, e com leve adstringência. Corpo baixo, carbonatação mediana, sensação super refrescante e boa "drinkability".
Cervejinha simpática de excelente custo-benefício. Pretendo revisitá-la sempre!