A Bragantina é uma cervejaria de Bragança Paulista (SP) fundada em 2014.
Detentora de diversos de prêmios em competições nacionais e internacionais, é a cervejaria com o maior número de medalhas do Estado de São Paulo no Concurso Brasileiro de Cervejas.
Com produção de 25 mil litros/mês, a empresa tem fábrica própria com bar anexo e um taproom em Atibaia (SP).
BOOMBERA
Imperial Stout com adição de macadâmia e nibs de cupuaçu. Entre os ingredientes base estão malte de cevada, flocos de aveia, malte de trigo e lúpulo.
O nome "Boombera" é a palavra pela qual os aborígenes australianos se referem à árvore da macadâmia na Austrália, seu país de origem.
De coloração negra, forma um dedo de creme bege escuro de longa permanência.
Aroma distinto de nozes, seguido por chocolate, café e pão torrado. Apesar de agradável, tem perfil delicado - o que surpreende - ao mesmo tempo que a afasta da intensidade esperada em uma Imperial Stout.
Ao paladar revela corpo alto e textura sedosa, com média carbonatação. Notas de chocolate amargo, café, pão queimado e castanhas deslizam expressivas entre sutil doçura caramelada de malte. Aquecimento alcoólico condizente ao estilo. Um amargor forte - principalmente de torra - cruza o final seco, achocolatado e resinoso. O retrogosto é assim persistente, consideravelmente adstringente e queimado. Exatamente por isso, sua "drinkability" é reduzida.
Cerveja de aroma delicado, mas sabor extremo - o que deve assustar os "não iniciados". Particularmente, gostei; ainda que, tecnicamente, tenha lhe faltado equilíbrio através de um amargor mais refinado e menor adstringência de torrefação.