Cerveja de coloração preta opaca. Creme marrom, média formação, média densidade e duração média. Nunca vi um creme tão escuro.
Aroma predominante de café e chocolate há também cacau e queimado. Sabor com alto tostado, alto amargor e muito café. Baixa carbonatação. Corpo pesado. Final café e amargo. Retrogosto café. Álcool muito bem inserido.
Boa cerveja de uma feliz parceria da DUM com a WALS. A DUM era produzida em panela por cervejeiros de curitiba e a WALS veio pra comercializa-la em grande escala. A cerveja é de extremo bom gosto maturada em cacau belga extremamente sedosa e aveludada como, afinal, como é o petróleo. Um curiosidade legal é sobre o estilo, reza a lenda que os membros da corte de Catarina II apreciavam as stouts feitas em Londres e sempre voltavam para
Moscou com vários barris na bagagem. Para sobreviver à viagem, a bebida era elaborada com alta carga de lúpulo e maltes, o que resultava numa elevação do teor alcoólico, perfeito para ser degustado nos rigorosos invernos russos.