Feita para comemorar a recente abertura da Cervejaria Bohemia para a visitação pública na cidade de Petrópolis, a Bohemia Imperial surge com uma proposta mais refinada do que sua versão tradicional, anunciando a utilização de "3 tipos de malte e um lúpulo raro". Apesar de se auto-intitular "pilsen extra", leva cereais não malteados em sua receita.
A garrafa é muito bonita, com o rótulo pintado em tinta branca e jeito de coisa antiga. Despejada na taça, a aparência é das melhores. Líquido âmbar e cristalino; espuma bege de alta formação e boa persistência.
Aroma suave de malte e lúpulo com um fundinho de fermento. Simples e agradável, poderia ser um pouquinho mais pronunciado.
Na boca demonstra apenas um pouco mais de corpo do a versão tradicional da Bohemia. Uma maior carga de insumos é percebida através do sabor ligieramente abiscoitado e maltado. Já o amargor aparece somente no final, com muita discrição.
Os cereais não malteados parecem ter entrado bem no conjunto. Em nenhum momento notei a presença deles. Acho que se alguém me oferecesse dizendo ser puro malte eu acreditaria. Confesso que me lembrou um pouco uma "oktoberfestbier" e - talvez por isso mesmo - ainda que tenha sido satisfatória, eu não a recomendaria. Afinal, por cerca de 10 reais eu poderia comprar uma autêntica Paulaner ou Hofbrau Oktoberfest, bem melhores do que esta. De qualquer maneira, vale pela curiosidade e também pela garrafa para aqueles que colecionam.